Quer ver os filmes nomeados para os Óscares? Cuidado com os sites que usa

No próximo domingo, dia 25, acontecerá a 93.ª edição dos Óscares, o que leva muitos apreciadores de cinema a verem os filmes nomeados para os galardões. No entanto a Kaspersky lembra que existem vários esquemas de phishing associados.

A Kaspersky encontrou vários sites de phishing que oferecem a transmissão gratuita de filmes nomeados para os Óscares, tratando-se de um processo para roubar as credenciais dos utilizadores.
Nestes sites, os utilizadores conseguem aceder aos primeiros minutos dos filmes, sendo depois pedido um registo para continuar a visualização. Durante o registo, para confirmar a região de residência, são solicitados os dados do cartão bancário. O dinheiro é, depois, debitado mas o filme não é exibido.

A Kaspersky analisou também os ficheiros maliciosos por detrás dos nomeados para os Óscares de 2021. E conclui apurou cerca 80 ficheiros que se disfarçam dos filmes nomeados para o prémio de “Melhor Filme”.

No último ano, a   Kaspersky descobriu que quase 70% dos ficheiros maliciosos identificados apareceram disfarçados de apenas três filmes: Promising Young Woman, Judas and the Black Messiah e The Trial of the Chicago 7. O drama biográfico Judas and the Black Messiah foi a fonte mais utilizada para propagar este tipo de ficheiros – 26% do total de ficheiros infectados estão relacionados com este filme.

«Os cibercriminosos sempre tentaram lucrar com o interesse dos utilizadores em várias fontes de entretenimento, incluindo filmes. Os grandes eventos da indústria cinematográfica podem estimular algum interesse por parte da comunidade de cibercriminosos, mas, hoje em dia, este tipo de atividade não é tão popular como costumava ser. Isto porque cada vez mais pessoas estão a mudar para serviços de streaming mais seguros e que não requerem o download de ficheiros. Ainda assim, os filmes mais famosos servem como uma atração para a difusão de páginas de phishing e emails de spam. No entanto, estes ataques podem ser evitados e os utilizadores devem estar atentos aos sites que visitam», afirma Anton V. Ivanov, especialista em segurança da Kaspersky.

A empresa alerta, assim, para a necessidade de verificar a autenticidade dos websites utilizados, aconselhando, por exemplo, nunca fazer o download de ficheiros de vídeo com a extensão .exe ou .msi.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...