Quer construir um site para o seu negócio? Tudo o que tem de saber!
Por Marco Gouveia, consultor e formador de Marketing Digital, CEO da Escola Marketing Digital e autor do livro “Marketing Digital: O Guia Completo”
Quer construir um site para o seu negócio? Não adie mais! Chegou a hora de dar ao seu projecto a casa que ele merece! Ter um site é indispensável para qualquer negócio, pois permite que os utilizadores e potenciais clientes o conheçam, bem como aos seus produtos e serviços, de forma acessível e rápida.
As redes sociais são um óptimo meio de comunicação, mas não são suficientes. Pertencem a uma terceira entidade e se, um dia, fecharem (ou se a sua conta for bloqueada) vai perder o seu negócio e o contacto com o seu público. Por outro lado, um site é totalmente seu e deve ser a ferramenta base da sua comunicação digital. Ter um site transmite credibilidade e confiança, aumenta a autoridade e o alcance da sua marca, cria uma melhor relação com o seu público e faz com que o conheça melhor, aumenta as vendas e – a melhor parte – é pesquisável no Google. Então… Por onde começar?
1. Registar o domínio
O domínio é registado com o nome da empresa, projecto ou até com o seu nome pessoal, se é aquele que usa no seu negócio. Deve ser claro e objectivo e precisa de ser registado para assegurar que não existem outros sites iguais, sendo que a própria ferramenta pode confirmar se o nome escolhido está disponível ou não para uso. Também vai ser necessário decidir qual a extensão que vai acompanhar o nome. Em Portugal as terminações mais recomendadas são .pt e .com, e o custo por ano é de cerca de 10 euros.
2. Escolher o alojamento
Depois de registar o domínio, deve escolher a plataforma de alojamento, ou seja, um local da web que possa acolher o seu domínio e site. Na hora de escolher entre os vários tipos de alojamentos disponíveis, é preciso ter em mente as suas necessidades de negócio, mas também outros pontos importantes, como ter suporte e garantias, backups, um painel de controlo abrangente e acessível, software sempre actualizado e uma boa velocidade de acesso. O valor anual do alojamento ronda os 30 euros.
3. Criar um site que gere resultados
Um dos primeiros passos é a escolha do template. O template, ou tema, do site deve ser escolhido com base nas características e necessidades do seu negócio e com a forma como o quer utilizar. Por exemplo, se quer fazer vendas através do seu site, tem de escolher um template adaptado a e-commerce, mas caso não queira, não faz sentido ter um separador de carrinho de compras num site apenas informativo. Além disso, lembre-se que o template do seu site vai fazer parte da identidade visual do seu negócio, por isso, deve personalizá-lo em sintonia com a mesma. Ah, e não se esqueça: opte por um template responsivo, com uma interface adaptável a vários dispositivos, como computador, smartphone e tablet. Os valores dos templates podem variar, pois há alguns gratuitos e outros que podem ser comprados individualmente ou através de plug-ins, como o Elementor PRO, que tem um custo de 59 euros por ano.
4. Usar o Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta de monitorização e análise de resultados que ajuda na geração de leads e KPIS (indicadores-chave de desempenho). Deve associar o seu site ao Google Analytics 4 (a versão mais recente e actualizada da plataforma) para poder receber e analisar dados sobre como os utilizadores estão a usar o seu site, o que estão a ver, quanto tempo passam nas páginas e quantas visitas recebe. Este serviço da Google é 100% gratuito.
5. Investir em Marketing de conteúdo
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que se baseia em criar conteúdo relevante e de valor para atrair o seu público-alvo ao seu site e fazê-lo interessar-se pelo seu negócio. Os benefícios do Marketing de Conteúdo, além de gerar tráfego para o site, passam por aumentar a notoriedade, construir um relacionamento com o público, educar o mercado e reduzir o custo de aquisição por cliente.
Para realizar Marketing de Conteúdo, pode criar um blog no seu site em que fale sobre temas da sua área de negócio e incluir artigos sobre a utilização e vantagens dos seus produtos e/ou serviços. Adicionalmente, pode e deve utilizar esta estratégia nas redes sociais.
6. Optimização para os Motores de Pesquisa
SEO (Search Engine Optimization) diz respeito, tal como o nome indica, à optimização para os motores de pesquisa, e, quando bem feito, pode aumentar bastante o tráfego de um site e alcançar óptimos resultados. O SEO baseia-se em usar estratégias para subir na posição dos motores de pesquisa, como o Google. Algumas destas estratégias passam por definir palavras-chave, criar URLs amigáveis, Link Building, optimizar imagens e dividir o texto com títulos e subtítulos. E o melhor: ao contrário dos anúncios, que exigem um custo para serem divulgados, o SEO não tem custos monetários. Apenas exige tempo e esforço para aprender como funciona e colocá-lo em prática.
Espero que este artigo seja a inspiração de que precisava para construir um site para o seu negócio e que tire todo o potencial desta ferramenta para o seu negócio!