Quer aprender a tricotar a Camisola Poveira?

No passado mês de Março, a Camisola Poveira esteve no centro de uma polémica que envolvia a designer norte-americana Tory Burch e acusações de plágio. Agora, o motivo de destaque é outro: o Modatex assinou um protocolo de colaboração com a PATRIPOVE – Associação de Defesa e Consolidação do Património Poveiro tendo em vista a realização de acções de formação e workshops focados na preservação desta técnica de tricotagem.

A ideia é que qualquer pessoa possa aprender a fazer uma Camisola Poveira, garantindo que a tradição se mantém e perdura no tempo. A primeira acção de formação deverá acontecer no dia 20 de Setembro, nas instalações do Modatex no Porto, e quem quiser participar poderá inscrever-se até 11 de Setembro.

Está também prevista a realização de um conjunto de workshops para formandos dos cursos do Modatex sobre esta técnica artesanal e ancestral.

Segundo é explicado em comunicado, a Camisola Tradicional Poveira bordada é “tradicionalmente feita em lã branca de fio grosso, da região da Serra da Estrela, denominada ‘lã poveira’ e decorada a ponto de cruz”. Distingue-se também pelos motivos bordados a preto ou vermelho e que vão buscar inspiração ao escudo nacional, coroa real, siglas poveiras e objectos marítimos, por exemplo.

“É uma peça que remonta à primeira metade do século XIX e que fazia parte do traje masculino de romaria e festa do pescador. Este era usado em momentos sociais mais solenes e considerada uma peça de distinção no seio da comunidade piscatória”, esclarece ainda o Modatex.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...