Quer apoiar a luta contra o cancro da mama? Estas marcas são um veículo nesta causa

O movimento “Outubro Rosa” (“Pink October”) nasceu nos Estados Unidos da América com o objectivo de sensibilizar para a luta contra o cancro da mama. Hoje, a cor rosa é utilizada em todo o mundo para homenagear as mulheres que sofrem ou já sofreram com esta patologia, mas também como forma de prevenção e sensibilização.

Como lembra a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), este ano são três as datas que importa reter até ao final do mês: Dia Mundial do Cancro da Mama Metastático (dia 13), Dia da Saúde da Mama (dia 15) e Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama (dia 30).

Neste artigo, damos conta de algumas das marcas que não quiseram deixar passar estas datas em branco e decidiram juntar-se a esta luta, promovendo a prevenção e o diagnóstico precoce ou apoiando a investigação nesta área.

Auchan

Até 31 de Outubro, por cada peça de roupa interior e de senhora – identificadas com a etiqueta alusiva à campanha “Pink October” – e por cada sutiã da marca DIM vendidos, a Auchan irá doar um euro à associação Mama Help – Centro de Apoio a Doentes com Cancro da Mama. Esta é a 3ª edição da iniciativa, que já permitiu angariar 4500 euros para a associação.

Ausonia

Até 18 de Novembro, e em parceria com a LPCC, por cada embalagem de Ausonia/Ausonia Discreet vendida, a marca contribuirá com 12 cêntimos para projectos de investigação relacionados com o cancro da mama, até um total de 39 mil euros. A campanha #UmaPorTodas já vai na 7.ª edição e este ano conta com as actrizes Marta e Carla Andrino como embaixadoras.

Clarins

Durante todo o mês, a Clarins irá apoiar a investigação e consciencialização do cancro da mama. Na compra do batom Joli Rouge, 50% das vendas reverterão para o trabalho de investigação da Fundação GIMM – Gulbenkian Institute for Molecular Medicine na área do cancro da mama. A campanha abrange a loja online e pontos de venda físicos.

Eutopia

A marca portuguesa, que pertence à WestMister, desenvolveu um par de meias inspirado no movimento Outubro Rosa. O novo modelo tem a cor rosa como base e pequenos detalhes em glitter dourado, além de incluir laços rosa bordados. Por cada par vendido, a Eutopia doará um euro para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Hard Rock Cafe Lisboa

No âmbito da campanha “Pinktober”, o espaço lisboeta vai promover eventos especiais tendo em vista a angariação de fundos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. O calendário inclui DJ Sessions, com a DJ Merry (18 e 25 de Outubro), e concertos ao vivo com diversas bandas femininas (13, 20 e 27 de Outubro). Há ainda hambúrgueres e sanduíches em pães especiais cor-de-rosa para provar.

Kiabi

Sensibilizar para a importância da autopalpação na detecção precoce do cancro da mama é o objectivo da campanha “TOC TOC” – Tocar, Observar, Consultar. Além da campanha multimeios e de um “Guia de Palpação” em formato vídeo, a marca introduziu um sistema de arredondamento na caixa durante o mês de Outubro. Os fundos serão doados à Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama (APAMCM).

MAR Shopping Matosinhos

Até ao próximo dia 21, o centro comercial será o palco de um conjunto de actividades para assinalar o Outubro Rosa, a decorrer no piso 0. Entre elas, destaca-se a promoção da prática de xadrez, numa iniciativa dinamizada pela Chess2All, que desenvolveu um projecto-piloto que envolve mulheres afectadas pelo cancro da mama e mães de crianças com cancro. O objectivo é demonstrar o benefício do xadrez na recuperação da doença.

MO

Pelo sexto ano consecutivo, a MO promove a campanha “Há causas que fazem parte de nós”. A marca volta assim a vender um porta-chaves solidário, cujo design este ano é inspirado na planta ginkgo, que simboliza “resiliência, longevidade, resistência e renovação”. O artigo está disponível por 4,99 euros nas lojas físicas e online da MO, sendo que as vendas revertem para o IPO do Porto.

Novex

A marca brasileira de produtos capilares irá doar 10% do valor de todas as vendas realizadas este mês na sua loja online à Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro de Mama (APAMCM). A animadora de rádio Joana Cruz é embaixadora da marca e promove esta iniciativa.

One

A marca portuguesa de jóias vai doar 25% dos lucros da venda de dois conjuntos exclusivos: o Set Colar & Charme One Angelina (PVP: 59 euros) e o Set Pulseira & Charme One Olivia (PVP: 49 euros). Ao adquirir qualquer um destes conjuntos, os clientes estarão a apoiar directamente a associação Mama Help, ajudando a sensibilizar para a importância da detecção precoce e a apoiar mulheres e famílias afectadas por esta doença.

PHC Hotels

Os restaurantes do Hotel Mundial (Varanda de Lisboa) e do Convent Square Hotel – Vignette Collection (Capítulo Restaurant & Bar), em Lisboa, criaram o menu solidário “Hope”, composto por uma sobremesa inspirada no símbolo do laço rosa e por um cocktail/mocktail rosa. Por cada menu vendido, o grupo hoteleiro doará um euro à Fundação GIMM – Instituto Gulbenkian de Medicina Molecular.

Primark

“Estamos consigo” é o mote da campanha da Primark, que se compromete a doar 50 mil euros à Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama (APAMCM). Contudo, o objectivo é acrescentar um valor adicional, com base numa campanha de angariação de fundos que decorre nas lojas até ao próximo dia 20. Além disso, a Primark lançou uma nova colecção composta por duas gamas: pós-cirurgia e solidária.

Torres Novas

A marca de têxteis-lar alia-se à Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama (APAMCM), doando 20% das vendas de artigos cor-de-rosa, incluindo roupa de banho, praia e cama, assim como o bordado de coração. A iniciativa é válida para vendas através da loja online e do showroom da marca no Restelo, em Lisboa.

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