Queer Lisboa celebra 25 anos de histórias (incluindo as mais assustadoras)

Está a chegar mais uma edição do Queer Lisboa e com ele chega também uma nova campanha. Como já é habitual, a dupla Marcelo Lourenço e Pedro Bexiga, da agência Coming Soon, é responsável pelo conceito criativo por detrás do filme que desafia o público a fazer parte do festival – que este ano celebra 25 anos.

O aniversário serve de ponto de partida para a campanha, que sublinha como o Queer Lisboa tem acompanhado a comunidade LGBT ao longo de um quarto de século, contando as suas histórias. Incluindo aquelas que podem ser mais assutadoras.

«Este ano apostamos num género cinematográfico que nunca utilizamos antes nas campanhas do Queer Lisboa: o terror. O spot deste ano tem algo dos filmes do Hitchcock, parece saído directamente de um episódio da série ‘Twilight Zone’. Acho que é um dos nossos melhores trabalhos para o Queer Lisboa», afirma Marcelo Lourenço, criativo responsável pelo spot intitulado “Caixão”.

Segundo o co-fundador da Coming Soon, o Queer Lisboa foi um dos primeiros clientes a apostar na agência, embora a ligação ao festival tenha começado ainda antes, em 2010. «Por isso, a cada novo trabalho para a marca, sentimos o peso e a responsabilidade de criar algo fresco e original, diferente de tudo o que fizemos anteriormente», acrescenta.

Já Pedro Bexiga frisa como a execução da campanha deste ano levou a ideia a outro patamar: «Mais do que um anúncio, parece que estamos a ver o teaser de um longa-metragem.» Para isso, contribuiu a realização de Alexandre Montenegro e a produção da Show Off Films. Da ficha técnica, consta ainda a Estrela de Alcântara como responsável pelo sound design.

O Queer Lisboa 2021 acontece entre os dias 17 e 25 deste mês, no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa. O programa é composto por 76 filmes de 27 países, com sugestões que vão desde clássicos da história do cinema queer a propostas mais desafiantes de realizadores emergentes, segundo adianta a organização do evento.

Artigos relacionados