Quebra inesperada nas vendas do McDonald’s leva a repensar preços

Pela primeira vez, desde 2020, o McDonald’s registou uma quebra inesperada nas vendas, que levou o gigante da fast food a reconsiderar a estratégia de preços.

A McDonald’s Corporation anunciou os resultados do segundo trimestre, que terminou a 30 de Junho de 2024, e a empresa reportou receitas consolidadas de 6 mil milhões de euros, reflectindo um aumento de cerca de 1%. No entanto, as vendas globais diminuíram também 1%.

Este declínio marca a primeira queda deste tipo desde a pandemia e a justificação poderá estar no facto de os clientes terem reduzido despesas. Trata-se de uma tendência que tem sido particularmente notória entre os consumidores com baixos rendimentos.

Em resposta a esta situação, a empresa está a contemplar um “repensar” global dos seus preços. O director executivo, Chris Kempczinski, reconheceu que os recentes aumentos de preços, efectuados em resposta à inflação, levaram os consumidores a serem “mais exigentes nas suas despesas”.

A cadeia de fast food tem também enfrentado uma forte concorrência dos supermercados, onde custo dos artigos tem vindo a aumentar a um ritmo mais lento. Isto levou a uma mudança no comportamento dos consumidores, com muitos a optarem por gastar o dinheiro em mercearias, em vez de o fazerem em estabelecimentos de fast food.

Para já, e numa tentativa de reconquistar clientes, o McDonald’s preparou, nos EUA, uma promoção de refeições a 5 dólares (cerca de 4,60 euros). No entanto, a empresa tem sido lenta a lançar esta oferta.

Enquanto o McDonald’s se debate com esta quebra de vendas sem precedentes, resta saber de que forma a reavaliação da sua estratégia de preços afectará o desempenho futuro. No entanto, uma coisa é certa: o panorama da fast food está a mudar e a empresa terá de se adaptar rapidamente para manter o domínio do mercado.

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