Que a Força do Marketing esteja sempre connosco!
Por Diogo Paixão, Growth Marketing Lead da Wook.pt
Há muito, muito tempo, na Galáxia onde vivemos…
…a vida era completamente diferente e o Marketing era boca-a-boca. Lembra-se? Mas, hoje, podemos conquistar o nosso público no online, as notícias correm muito mais rápido do que a famosa Millennium Falcon e vivemos num mundo sem fronteiras. As nossas vidas sofreram, sem sombra de dúvidas, uma (r)evolução nas últimas décadas.
Mas porque decidi falar sobre Star Wars no dia de hoje?
É que no vasto universo da cultura pop, o 4 de Maio é reconhecido pelos apaixonados de Star Wars como o famoso “May the 4th Be With You”. Este trocadilho inteligente, inspirado pela frase icónica “May The Force Be With You”, tornou-se um dia de celebração, a nível mundial, para os amantes desta saga galáctica.
Mas mais do que uma simples brincadeira de palavras, este dia mostra-nos o poder duradouro e a influência incomparável de Star Wars no mundo do entretenimento e, surpreendentemente (ou não), no mundo do Marketing. Ao longo dos últimos 47 anos, esta saga não só conquistou os corações dos fãs, como também nos ensinou várias lições sobre como construir e promover uma marca de forma eficaz.
Neste sentido, decidi partilhar neste artigo as cinco maiores lições de marketing que aprendi com esta saga:
1. Provoque emoções significativas
Sabia que os clientes, de uma forma frequente, compram com emoção e, depois, justificam com a razão? Um estudo realizado pela Nielsen revela que 95% das decisões de compra são influenciadas por factores emocionais, pelo subconsciente, e não pela razão. Isso significa que, quando se trata de compra, a emoção geralmente prevalece sobre a razão. Quem nunca comprou algo e depois se questionou qual a utilidade do produto que atire a primeira pedra…
Por isso, ao criar um produto/serviço, é preciso pensar nas emoções que se quer transmitir. A experiência emocional vincula o público ao seu produto. E se conseguir uma conexão melhor do que a concorrência, perfeito! Assim conseguirá destacar-se no mercado. Mesmo com um orçamento baixo, a sua marca pode gerar uma base de clientes fiéis. Crie um produto que provoque emoção nos seus clientes. Isso fará com que eles sintam algo sobre o seu negócio. E pode construir a partir daí.
Todos nós sabemos que Star Wars criou, e ainda cria, uma enorme legião de fãs desde 1977. A quantidade de ligações emocionais que criaram com os três primeiros filmes foi extremamente significativa.
Por exemplo, a franquia introduziu o famoso “Force Friday”, um evento de lançamento de produtos que se tornou uma tradição entre os fãs. Já pensou em criar algo semelhante para a sua própria marca?
Dê-lhe um nome único, impactante e crie antecipação. Desta forma, pode transformar uma simples venda num momento de grande expectativa para os seus clientes. Esta estratégia não só aumenta o interesse dos consumidores, mas também gera um buzz orgânico significativo em torno da sua marca, que poderá traduzir-se numa experiência memorável e, consequentemente, fortalecer o vínculo com o seu target.
2. Conte uma história cativante
A Guerra das Estrelas é muito mais do que uma série de filmes; é uma saga épica que conta uma história cativante sobre coragem, amizade, redenção e o eterno conflito entre o bem e o mal. Esta narrativa envolvente é uma lição fundamental para os profissionais de marketing. Retenha isto: contar uma história coesa e cativante em torno de uma marca pode diferenciá-la da concorrência e atrair a atenção do público de forma duradoura.
É o chamado storytelling – uma ferramenta poderosa no arsenal de qualquer estratégia e plano de Marketing. Ao criar uma narrativa envolvente e autêntica, a marca pode conectar-se emocionalmente com a sua audiência e criar uma relação de confiança e lealdade. Além disso, o storytelling permite que uma marca transmita a sua identidade, valores e missão de forma a conectar-se com os consumidores.
Uma história bem contada pode transformar um simples produto em algo mais significativo e despertar o interesse e a curiosidade do público-alvo.
3. Esteja bem presente nos canais relevantes
Nos dias que correm, é crucial que a sua marca esteja presente nos canais que façam sentido, isto é, onde o seu público se encontra.
Desde filmes e séries de televisão até jogos, brinquedos e roupas, Star Wars estendeu-se a praticamente todos os canais e produtos imagináveis. No entanto, essa estratégia não se trata apenas sobre estar em todos os lugares, mas sim sobre estar nos lugares certos.
Cada marca tem um público-alvo específico e canais de comunicação que são mais eficazes para alcançá-lo. Portanto, é essencial diversificar os canais de distribuição e estar presente em múltiplas plataformas de comunicação, mas também é importante escolher os canais que melhor se alinham com os objectivos e valores da marca (certamente já ouviu falar em omnichanel).
Ao identificar os canais de comunicação mais relevantes para o seu público-alvo, uma marca pode maximizar o impacto das suas campanhas de marketing e alcançar o máximo de pessoas possível. Esta abordagem estratégica permite que a marca se concentre nos canais que têm o maior potencial para gerar resultados positivos, enquanto evita dispersar recursos em canais que não são adequados para o seu público-alvo.
Por isso, se o seu target são pessoas adultas com mais de 50 anos, tem a certeza que quer abrir uma conta no TikTok?
4. Aposte no co-branding
O co-branding, ou colaboração entre marcas, é uma estratégia poderosa que pode oferecer uma série de benefícios tanto para as marcas envolvidas, quanto para os consumidores. Ao unir forças com outra marca reconhecida, as empresas podem combinar os seus recursos e alcances para criar produtos ou campanhas que sejam mais atraentes e impactantes para o público.
E uma das colaborações mais notáveis de co-branding foi implementada pela saga Star Wars. Ao longo destes anos, a marca estabeleceu parcerias estratégicas com uma variedade de empresas, como a McDonald’s, a Lego e a Hot Wheels. Essas parcerias resultaram numa ampla gama de produtos, desde brinquedos e coleccionáveis até promoções e eventos especiais, todos inspirados no universo da saga.
Todos nós já vimos em qualquer loja de brinquedos a vasta quantidade de Legos com a temática Star Wars. Essas construções fazem parte de uma linha de produtos interminável e é muito popular entre crianças e adultos.
Já percebeu que estas parcerias não apenas aumentaram a visibilidade da franquia, ampliando o seu alcance nos novos públicos, como também proporcionaram uma experiência única e envolvente para os fãs. Sem dúvida que fortaleceram, ainda mais, o vínculo emocional com a marca.
E o sucesso do co-branding implementado pela saga Star Wars destaca o poder dessa estratégia quando é feita de forma eficaz. Assim, tente unir forças com marcas complementares que façam sentido para o seu negócio. Vai ver que conseguirá oferecer produtos e experiências emocionantes que não apenas geram receita adicional, mas também fortalecem o relacionamento com os seguidores da sua marca e, ao mesmo tempo, solidifica a sua posição no mercado.
5. Crie uma experiência transgeracional
Star Wars é uma das poucas franquias que transcende gerações, conquistando fãs de todas as idades ao longo dos anos. Desde sua estreia nos cinemas, a saga cativou não apenas os espectadores desse tempo, mas também os seus filhos e até netos. Essa capacidade de atrair e envolver múltiplas gerações é algo incrível e uma autêntica lição para nós, profissionais de Marketing. Construir uma marca duradoura requer a criação de experiências que ressoem com diferentes públicos ao longo do tempo.
No meu ponto de vista, a chave para criar uma experiência transgeracional é encontrar elementos que sejam universalmente apreciados e que transcendam as barreiras do tempo e da idade. Eu sei, não é nada fácil. Mas em vez de se concentrar apenas nas tendências actuais, tente criar conexões emocionais e narrativas que tenham um apelo atemporal.
A verdade é que Star Wars conseguiu esse feito através da sua narrativa épica, personagens cativantes e temas universais como a coragem e a amizade. Ao manter esses elementos fundamentais ao longo de décadas, a saga conseguiu manter a sua relevância e atractividade para uma vasta variedade de públicos.
Além disso, Star Wars continuou a evoluir e a adaptar-se para conseguir chegar às novas gerações que foram surgindo (X, Millennials, Z e Alfa). Seja através de novos filmes, séries, livros ou jogos, a saga continua a expandir o seu catálogo e a criar experiências para os seus fãs, independentemente da sua idade.
Gostaria de terminar este artigo com uma dica extra, mas sem desvendar detalhes, para não dar spoilers a quem ainda não viu a saga: inspire-se no Darth Vader e surpreenda os seus clientes!
E que a Força esteja sempre connosco, para nos motivar a contar histórias cativantes, a emocionar o nosso público e a construir marcas que perdurem.