Quanto valem os influencers?

Por cada dólar investido nos chamados influencers, pessoas com legiões de fãs nas redes sociais e que conseguem influenciar as suas decisões, as marcas recebem perto de 10 dólares de proveitos. A conclusão foi apresentada por Luis Soldevila, CEO da BrandManiac, numa conferência promovida pelo IAB Spain a propósito da mais recente edição do Estudio Anual de las Redes Sociales.

Dados do estudo, referentes ao mercado espanhol e citados pelo Marketing News, indicam que 85% dos internautas segue influencers nas redes sociais e que 65% admite deixar-se influenciar por eles na hora de decidir o que comprar. Considerando o nível de proveito indicado pelo CEO da BrandManiac e o número de utilizadores que tem em conta a opinião de youtubers e estrelas do Instagram, a aposta em influencers poderá ser uma boa decisão para as marcas.

O mesmo estudo revela que a maioria dos anunciantes que já utiliza influencers, fá-lo para promover conteúdos. A segunda principal razão está relacionada com o lançamento de novos produtos. Quanto aos sectores que recebem um ROI maior, os bens de consumo ficam em primeiro lugar com 14,29 dólares de proveito por cada dólar investido. Segue-se viagens (12,54 dólares) e moda e beleza (12,21 dólares).

Os canais mais eficazes são o Instagram (95%), blogs (84%), Twitter (67%), Facebook (59%), YouTube (15%), Snapchat (5%) e Vine (1%).

Artigos relacionados