Quanto vale a marca Reebok depois de ter sido vendida pela Adidas?

A Adidas anunciou no final da semana passada que chegou a acordo com a Authentic Brands no sentido de vender a Reebok. O negócio ascende a 2,1 mil milhões de euros, o que significa que a Adidas está a alienar a marca por menos do que aquilo que pagou inicialmente em 2006 (3,1 mil milhões de euros), mas estes não são os únicos números que importa discutir.

Há 15 anos, quando a Adidas comprou a Reebok, indicou que o valor da sua nova marca ascendia a 1,7 mil milhões de euros. No entanto, a tendência terá sido decrescente ao longo dos anos: o mais recente relatório financeiro aponta para apenas 733 milhões de euros.

De acordo com a Marketing Week, a análise da Brand Finance sugere um cenário semelhante. Se, em 2008, a marca Reebok valia 1,8 mil milhões de euros, em Janeiro deste ano já não ia além dos 765 milhões de euros. E serão estes os valores com que a Authentic Brands terá de jogar para tentar recuperar a insígnia.

O novo proprietário enfrenta ainda um problema em termos de percepção. A ferramenta BrandIndex do organismo britânico YouGov mostra que a classificação geral da Reebok junto dos consumidores é positiva, mas que tem vindo a descer desde Agosto de 2011 – passou de 21,5 para 17,3 pontos. Este índice avalia aspectos como qualidade, satisfação, reputação e probabilidade de recomendação a um amigo.

«É uma honra ser encarregado de dar continuidade ao legado da Reebok», afirma Jamie Salter, fundador e CEO da Authentic Brands, mostrando que não teme a situação actual da insígnia. «Estamos comprometidos com a preservação da integridade, da inovação e dos valores da Reebok – incluindo a sua presença em lojas físicas», acrescenta.

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