Quando o assunto é lavar a roupa, poupança de energia é a principal preocupação de 40% dos portugueses
Um novo estudo desenvolvido pelo Grupo Electrolux junto de consumidores portugueses sobre os seus hábitos de lavagem da roupa bem como o seu impacto direto quer no planeta, quer na preservação da roupa revela que há uma preocupação da maioria dos inquiridos relativamente à poupança de energia e à longevidade das suas roupas. Além disso, 59% dos portugueses usa apenas uma ou duas das configurações disponíveis na sua máquina para cuidar da roupa.
A poupança de energia é uma preocupação transversal e 40% da população destaca justamente este aspecto. Em termos ambientais, 39% responde que lavaria a baixas temperaturas se essa atitude ajudasse a reduzir a libertação de microplásticos para o ambiente, enquanto 56% dos inquiridos demonstra ainda estar consciente que a temperatura utilizada durante a lavagem influencia a quantidade de microplásticos libertados pelas roupas, sobretudo sintéticas, durante o ciclo.
No que diz respeito às etiquetas de lavagem das peças de roupa, 21% dos portugueses indica seguir sempre as instruções de lavagem na etiqueta, 34% fá-lo frequentemente e 26% apenas às vezes. Da mesma forma, embora 55% dos inquiridos afirme verificar as etiquetas, 43% não analisa essa informação, ignorando que as etiquetas indicam a temperatura máxima e não a recomendada.
Salientando o papel dos fabricantes de máquinas de lavar, 60% dos inquiridos confia nos programas que os equipamentos disponibilizam na escolha do programa de lavagem. Não obstante, 59% dos portugueses usa apenas entre um e dois programas da sua máquina de lavar.