Quando foi a última vez que utilizou o Google Maps?

Por Nuno Pimenta, industry head Travel, Retail & Startups na Google Portugal

Creio que já não existe nenhum dia em que não abra a aplicação do Google Maps mais do que uma vez. Não interessa o local onde estou: quer esteja no trabalho, em casa ou de férias há sempre alguma coisa que quero encontrar. Se for um dia de semana posso, por exemplo, querer procurar uma farmácia ao pé do escritório. Se estiver em casa posso querer procurar uma mercearia que esteja ainda aberta. E se estiver de férias é ali que vou para procurar sugestões de restaurantes ou compras.

O Google Maps faz 15 anos. Na última década e meia, tornou-se uma parte indispensável do dia-a-dia, em grande parte, porque tornou fácil a qualquer pessoa encontrar o que precisa de forma confiável. Seja um museu, uma loja, um parque ou pura e simplesmente uma morada. Além disso, é também uma ferramenta muito importante para encaminhar potenciais clientes para um negócio – algo crítico para qualquer empresário.

Caso não use ainda as ferramentas disponibilizadas pelo Google Maps para tornar o seu negócio visível estará assim a desperdiçar uma oportunidade incrível – e completamente grátis. O seu potencial cliente pode estar a pesquisar no Google e a ver os seus concorrentes no Google Maps. E a Google tem uma ferramenta gratuita chamada Google My Business que o ajuda com tudo o que precisa para promover o seu negócio na Pesquisa Google e no Google Maps. Por isso, para assinalar os 15 anos do Google Maps, deixo 15 dicas para poder ter o seu negócio no mapa:

1 – Reclame o seu perfil de empresa no Google. Basta ir a business.google.com/add e introduzir a informação sobre a sua empresa. Garanta que faz a verificação de modo a poder actualizar a sua informação. Se quiser, poderá adicionar também outros gestores ao perfil que poderão ajudar na sua manutenção;

2 – Descarregue a aplicação Google My Business. Não tem qualquer custo, é simples de usar e proporciona-lhe todas as ferramentas que precisa para se envolver com os clientes independentemente de onde estiver. Qualquer actualização que faça, ela será automaticamente sincronizada com informação sobre a sua empresa disponibilizada no Google Maps;

3 – Mantenha o seu perfil de empresa actualizado. Confirme que informação importante como a morada, telefone e website está sempre actualizada;

4 – Adicione o horário de funcionamento. Lembre-se de actualizar regularmente esta informação de modo a contemplar também o horário em feriados ou épocas festivas;

5 – Personalize a descrição da sua empresa. O que torna a sua empresa/negócio diferente dos seus concorrentes? Mostre aos potenciais clientes os serviços ou produtos únicos que tem para lhes oferecer;

6 – Destaque-se. Adicione uma fotografia no perfil da empresa e destaque-a;

7 – Mostre a sua marca. Acrescente o logo da empresa para ajudar a construir uma identidade de marca que ajude os clientes a memorizarem-na e a regressarem;

8 – Adicione uma ligação para o seu website. Se tiver um website, acrescente o link. Se não tiver um, terá a opção de criar um gratuitamente quando reclamar o seu perfil de empresa. As empresas listadas com website têm entre 25% e 35% mais cliques do que as que não têm;

9 – Mostre exactamente o que a sua empresa/negócio tem para oferecer. Os potenciais clientes querem detalhes. Se vender roupa, experimente criar um catálogo de produtos: acrescente fotografias, uma boa descrição dos produtos e o preço e os potenciais clientes poderão até clicar num botão que os leve directamente para o seu website para concluírem a compra online. Se for o dono de um restaurante, acrescente o menu;

10 – Torne o espaço mais visual e acrescente fotografias recentes da loja/negócio/empresa ou dos produtos. Dê aos potenciais clientes a sensação do que irão encontrar quando visitarem o espaço. Terá assim maior visibilidade: perfis com fotografias recebem mais 42% de pedidos de direcção de condução. E, além disso, aumentará a probabilidade de receber visitas se tiver fotografias do seu negócio/loja/empresa na pesquisa Google e no Maps;

11 – Partilhe novidades e ofertas especiais através de posts. Publicite eventos, novos produtos ou serviços. Considere fazer posts com descontos para clientes que seguem o seu perfil de empresa pela primeira vez. Metade dos clientes procura promoções ou descontos quando pesquisa um negócio/loja online;

12 – Incentive os utilizadores a avaliarem-no. Sempre que o façam responda a agradecer-lhes ou a solicitar mais informação sobre a experiência. Dois ou três clientes com avaliação positiva são um factor importante na altura de seleccionar uma empresa/loja para uma compra;

13 – Torne mais simples aos clientes chegarem a si activando as mensagens. Quando o fizer, os clientes irão ver um botão “Mensagem” para a interacção e irá ver as suas mensagens recebidas na aplicação Google My Business. (Lembre-se que quando recebe uma nova mensagem é importante que responda em 24 horas fomentando a confiança e o envolvimento);

14 – Use a funcionalidade de reservas. Isto significa que poderá fazer uma reserva ou marcar uma reunião directamente no Google Maps. Caso não tenha ainda uma entidade que faça a gestão das suas reservas poderá sempre escolher um de entre os fornecedores de gestão de reservas suportados;

15 – Acrescente uma secção de perguntas e respostas. Utilize esta funcionalidade para poder responder às perguntas mais habituais dos seus clientes.

Resumindo, o Google My Business é uma das principais ferramentas que o Google Maps oferece às empresas. Esta ferramenta proporciona muitas das funcionalidades de um website, não tem qualquer custo e facilita a descoberta do sua loja/empresa/negócio por parte dos seus potenciais clientes.

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