Quando abriu o WhatsApp pela última vez? Portugueses rendem-se ao instant messaging

A possibilidade de enviar uma mensagem e de a mesma chegar imediatamente ao destinatário tem ganho popularidade. O chamado instant messaging permite conversas em tempo real através de aplicações como WhatsApp ou Facebook Messenger, cujas funcionalidades estão em contínua expansão: dos stickers aos GIFs ou emojis, passando ainda pela verificação da entrega (ou não) da mensagem.

Em Portugal, os valores triplicaram nos últimos sete anos. Em 2013, cerca de um em cada cinco portugueses referia usar este canal de comunicação, ao passo que, em 2020, 62,4% dos inquiridos pelo Bareme Internet da Marktest afirma recorrer a instant messaging. Ao todo, são mais de 5 milhões os portugueses com 15 e mais anos que utilizaram este serviço nos últimos 30 dias.

Segundo o mesmo estudo, a penetração do instant messaging é muito superior à média junto dos mais jovens: 95% dos cidadãos entre 15 e 24 anos refere usá-lo, valor que fica sete vezes acima do verificado nos mais idosos. Além disso, os residentes na Grande Lisboa e os indivíduos da classe social alta apresentam também taxas acima da média do universo.

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