Qual o significado de um like?
As empresas estão sempre “à caça” de likes no Facebook, na esperança de conquistarem defensores das suas marcas e fãs nas redes sociais. No entanto, apenas 42% dos utilizadores da rede social de Mark Zuckerberg, nos EUA, consideram que os marketeers devem interpretar um like desta forma…
A conclusão, como avança o site eMarketer, é de um estudo da ExactTarget, empresa de soluções de email marketing e marketing interactivo, intitulado “Subscribers, Fans and Followers: The Meaning of Like”.
A investigação fez notar que os próprios utilizadores têm noções pré-concebidas em relação ao que esperam quando fazem um like a uma empresa no Facebook. 54% julgam ser “bombardeados” com mensagens ou anúncios, enquanto que 45% não querem dar às empresas acesso às suas informações de perfil. 31% dos inquiridos, por sua vez, não querem que conteúdos de empresas sejam visiveis pelos seus amigos. Estes são alguns exemplos de factores que têm impedido os utilizadores de estabelecer relações com marcas no Facebook.
Em contrapartida, muitos deles esperam certas regalias ao tornarem-se seguidores da página de uma empresa nesta rede social. 58% dos inquiridos no estudo da ExactTarget esperam ter acesso a conteúdos exclusivos, eventos ou saldos depois de fazerem um like, enquanto que 58% quer também ter direito a descontos e promoções.
Para além disso, 47% espera que surjam no seu perfil actualizações da empresa, pessoa ou organização a quem fizeram um “like”. O que acaba por ser uma vantagem para as marcas, que ganham uma maior visibilidade junto dos seus seguidores.
Os jovens consumidores têm menos expectativas, adianta o mesmo estudo. Normalmente o like, neste target, funciona mais como uma forma de expressão do que um meio para obter regalias. Já os consumidores mais maduros querem obter valor pelos likes nas marcas.
Ouvir o que a sua base de fãs pretende da relação com o Facebook é, assim, a chave das empresas para conquistarem a interação nas suas páginas e encorajarem mais pessoas a fazer like, em vez de levá-las a evitarem as marcas nas redes sociais.