Qual é o futuro do Marketing? 3 especialistas juntam-se em livro para tentar prever

“Marketing Futureland” é o nome do livro editado este ano que leva os leitores numa viagem pelos novos territórios do marketing com o intuito de ajudar marcas e gestores a desenvolver uma visão relevante de como a sociedade poderá evoluir nos próximos tempos.

Da autoria dos especialistas Luiz Moutinho (fundador do Marketing FutureCast Lab do ISCTE-IUL), Nuno Teixeira (fundador da Data Tailor) e André Zeferino (fundador e CEO da consultora Work Value Intelligence), o manual foi pensado para ser uma espécie de guia para os profissionais de marketing, tal como referem os autores em entrevista à Marketeer. Contudo, sublinham também, querem, sobretudo, que «seja um momento de desassossego para os profissionais, gerando uma inquietação muito prática sobre o futuro do marketing».

Dentro de poucos anos, salientam os três especialistas, as áreas de marketing serão a parte mais visível de uma mudança em que todas as componentes do negócio – do desenho da estratégia à gestão das vendas, passando pelas operações e pelas tecnologias de informação e transformação digital – precisam de se ajustar em conformidade para poder responder num ambiente altamente competitivo.

“Marketing Futureland” servirá, então, como forma de capacitar os profissionais de marketing a actuar de imediato, com uma reflexão pragmática sobre as principais mudanças estratégicas e operacionais que estão a decorrer. É por essa razão que ao longo de todo o livro é disponibilizado um conjunto de ferramentas e exemplos.

A pandemia e o futuro

Depois de um período de incerteza devido à pandemia, as dúvidas ainda não se dissiparam e as marcas devem estar preparadas para o que o futuro pode trazer, salientam Luiz Moutinho, Nuno Teixeira e André Zeferino. Para tal, devem ser tidas em conta «novas formas de pensar, trabalhar e orientar as operações e, acima de tudo, um completo virar de página na cultura de liderança que conduza à construção de mentalidades abertas e organizações ágeis».

Os consumidores e a tecnologia não devem ser esquecidos, a par da adopção de metodologias e práticas previsionais avançadas (foresight) na criação do conhecimento que permita lidar com o futuro numa perspectiva mais “tangível” e com maior proximidade, ajudando as empresas e as suas marcas a mitigarem o risco. Estas são algumas das ressalvas feitas nas 288 páginas do livro.

Na narrativa criada neste livro há também espaço para antecipar algumas das que podem vir a ser as tendências nas estratégias de marketing a curto prazo. Os especialistas destacam o propósito como o novo pensamento estratégico, as novas ferramentas ao dispor dos profissionais (marketing algorítmico, AI, automação de marketing, entre outros) e os novos pontos de contacto, de gestão da marca e participação dos clientes (realidades mistas, ambientes responsivos).

Texto de Beatriz Caetano

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