Qual a Influência do Marketing no Crescimento de Casinos Online em Portugal?
MARKETEER CONTENTSO fenómeno de casinos online em Portugal está a popularizar-se, registando níveis superiores de 30% de crescimento ao ano. Assim, segundo os dados do órgão responsável pela regulamentação do mercado, não só o mercado de casinos em Portugal é totalmente lega, como também as suas próprias campanhas de marketing, conversão de leads e taxa de retenção dos clientes registam números muito elevados. Porém, qual o motivo de tal acontecer?
Atualmente, quer seja em publicidades no exterior, online, TV ou até rádio, poucos são os momentos em que não existe uma exposição a ofertas de casinos online, sobretudo dos seus bónus e promoções. Ora, tal acontece porque o nível de competitividade de mercado é gigante, bem como as taxas de lucratividade e retenção justificam isso mesmo. Por isso mesmo, estudar o fenómeno de marketing de sucesso de vários dos casinos online legais em Portugal é de extrema importância para a análise de todo o setor e da preferência dos portugueses.
Qual a principal estratégia de marketing dos casinos em Portugal?
Desde logo, é essencial compreender que apenas os casinos legais em Portugal têm autorização para realizarem qualquer tipo de campanha de marketing ou publicidade em território português. Ora, para conhecer quais são os casinos licenciados, o site seguro, como o Fraudes.pt, irá contribuir para que tenha certezas da legitimidade e credibilidade da plataforma de casino, na qual estará a jogar. Até porque só assim poderá contar com um acompanhamento dedicado e que garanta que os seus direitos, enquanto jogador, sejam respeitados.
Tendo isso em consideração, a realidade é a principal estratégia de marketing e de conversão de novos jogadores, por parte dos casinos online em Portugal, está muito voltada para as suas promoções. Ou seja, com especial atenção para o bónus de boas-vindas, geralmente só destinado aos seus novos jogadores. Como tal, este são os tipos de ofertas que se esperam, como forma de atrair novos clientes para a sua plataforma:
- Oferta de bónus de boas-vindas com rodadas grátis – como o próprio nome indica, este tipo de oferta fará com que possa experimentar os diferentes jogos de casino online sem qualquer tipo de risco. Esta é uma estratégia de marketing ideal, pois coloca o “bichcinho” de estar a jogar por prémios a dinheiro real, sem sequer ter feito o primeiro depósito.
- Chance de dobrar o valor do seu primeiro depósito – por larga margem que esta costuma ser o tipo de promoção que os casinos online em Portugal mais usam para atrair os novos clientes. Assim, quanto for o valor que quiser depositar pela primeira vez (até um certo limite elevado), poderá receber o valor correspondente em bónus.
- Bónus sem depósito ou compromissos – como forma de dar a conhecer toda a sua oferta, também já é usual que casinos em Portugal façam uma proposta tentadora a todos os potenciais interessados: apenas registar conta, para ficar com dinheiro na sua conta para jogar. No entanto, nesses casos, é essencial compreender os requisitos de apostas que terá de cumprir, para mais tarde levantar o valor do seu depósito.
Estratégia de influência online também é aplicada
Sem dúvida que o método do bónus (cada vez maior devido à concorrência deste setor) tem sido o que mais converte, por parte dos casinos online licenciados analisados. No entanto, é importante notar que o forte investimento destas empresas em influenciadores digitais, faz com que esta estratégia seja cada vez mais aplicada. Ao ponto de que, um influenciador com já alguma relevância no espaço nacional, numa larga percentagem, já faz algum tipo de cobertura ou parceria com casinos online licenciados ou não.
Como é evidente, sem que sejam revelados valores dessas colaborações, essas parcerias terão que ser altamente lucrativas para as duas partes. De novo, não só pela apresentação dos potenciais bónus em oferta, mas também como forma de apresentar os diferentes jogos dessas plataformas de casino online. Ora, todo o processo de familiarização desses jogos – como regras, limites de pagamento ou até formas de ganhar os prémios – deverá ajudar a converter esse público, em potenciais clientes.
Ao ponto de que também é usual esses mesmos influenciadores terem algum tipo de código promocional, como forma de ajudar a essa mesma entrada de novos clientes para a plataforma de casino online. Porém, será sempre essencial que o público não só seja crítico e esteja alerta para estas respectivas práticas de marketing (consideradas abusivas por certos especialistas), como também compreenderem os riscos associados e até os requisitos presentes nos diferentes bônus exorbitantes apresentados.
Presença constante nos principais meios de comunicação
Por último, mas não menos relevante, percebe-se bem como os diferentes casinos online acreditam que a constante presença das suas ofertas nos diferentes meios de comunicação é algo que ajuda à conversão dos clientes. Por esse motivo é que, em 10 minutos de publicidade na televisão portuguesa, é usual já surgirem pelo menos 3 ou 4 publicidades de casino online. Ainda que, por lei, esse tipo de publicidades deva somente surgir com maior frequência a certos slots horários, sobretudo após o “prime time” do dia.
Somando ao fato de que órgão de comunicação, redes sociais e até publicidades em transportes públicos levem a uma constante exposição a esse tipo de ofertas e jogos de casino, é perceptível como estas estratégias de superexposição parecem ser altamente rentáveis para as diferentes plataformas. Ao ponto de que os próprios meios de comunicação não conseguem negar as suas ofertas publicitárias, apresentando-se, em média, superior a outro tipo de propostas de publicidade.
No entanto, vale a pena realçar que todas estas estratégias de marketing são de operadores licenciados. Pese embora existam órgãos e influenciadores que possam não ter o cuidado necessário para que apenas publicitem sites, apps ou plataformas com licença portuguesa. Daí que a exigência do jogador nacional também deverá estar a um nível máximo.