Purificar o ar de forma inteligente
As alergias respiratórias podem ser causadas por uma reacção do organismo, não só aos pólenes, mas também aos fungos/mofos, aos ácaros do pó e mesmo de insectos. A partir desta premissa, Carlos Matias, fundador da Airfree, que já tinha anos de experiência na criação de produtos, começou a investigar esta área para procurar uma solução que aliviasse o dia-a-dia do seu filho.
Na altura, havia poucas soluções no mercado e nem todas eram eficazes. Mas Carlos Matias acabou por encontrar uma forma de eliminar os alérgenos do ar, através de um aparelho que os destruía por calor a 200º C, transformando-os em carbono e água. Depois de várias melhorias do produto, nasceu o protótipo de um modelo que eliminava os alérgenos responsáveis pelas alergias respiratórias. Foi em 2005 e era o início do que viria a ser a tecnologia TSS (Sistema de Esterilização Termodinâmica) para a eliminação silenciosa, e sem a utilização de filtros, de microrganismos tais como vírus, bactérias, fungos e pólenes, entre outros. Em entrevista à Marketeer, Carlos Matias explica por que é que este sistema é tão eficaz e inovador.
O que é diferenciador na marca Airfree face a outras do mesmo sector?
A Airfree surgiu para destruir, e não apenas para reter, vírus, bactérias e mofos, microrganismos que têm impacto negativo na qualidade do ar, designadamente em pessoas alérgicas, havendo mesmo estudos médicos que apontam para que esses alérgenos estejam relacionados com problemas cancerígenos.
A operação de purificação do ar, silenciosa e sem o recurso a filtros (portanto, sem necessidade de qualquer manutenção), torna os nossos aparelhos muito mais económicos. Na linha doméstica os modelos são de relativamente pequenas dimensões, adequados a cada tipo de espaço, mas sempre eficazes.
Estes são alguns dos vários factores que contribuíram para o sucesso da empresa, e que são endossados pelas experiências positivas partilhadas pelos nossos clientes.
Quais as novas tecnologias implementadas nos produtos que compõem a oferta da Airfree?
Para a eliminação de vírus, bactérias e mofos, a nossa tecnologia exclusiva é quanto basta para uma alta eficácia, testada de forma independente em laboratórios ISO em todo o mundo. E, além dessas novas tecnologias, a Airfree desenvolveu uma app que controla os novos aparelhos:
Lamp – extremamente inovador por ser uma luminária de tecto e, ao mesmo tempo, um esterilizador de ar com as funções adicionais de remoção de cheiros de cozinha, de voláteis de carbono, bem como de pó. Ideal para cozinhas, salas de jantar, restaurantes, creches, etc.
L5000 – da mesma linha do Lamp, é uma versão mais potente dos nossos esterilizadores de ar normais, também com a opção de cápsulas para serem accionadas apenas quando necessário, para a remoção de pó, cheiros, poluição industrial e de trânsito.
PROplus – uma outra inovação: em 100% aço inoxidável, apresenta a nossa tecnologia TSS da forma mais potente que já desenvolvemos, com a opção de uso por toque, controlo remoto ou app, juntamente com as cápsulas de remoção de partículas e voláteis de carbono.
Actualmente a Airfree já exporta os seus produtos para mais de 60 países. Qual é o peso das exportações nas vendas totais?
Nos últimos cinco anos, tem rondado os 90%.
Quais os países para onde mais exportam os purificadores da Airfree?
O maior mercado da Airfree são os Estados Unidos da América, que representam 50% das nossas exportações. Também temos mercados na Europa, a exemplo da Inglaterra, Alemanha, França, Holanda e, nos últimos quatro anos, registamos uma presença cada vez mais forte no mercado nacional. Quanto à Ásia, os principais destinos são Hong Kong, Taiwan, Filipinas, Singapura, Malásia e Indonésia.
Qual a estratégia de expansão para outras geografias?
Passa pela contratação de profissionais com alta experiência internacional; aumento das actividades da Airfree USA e em outros países-foco; participação em feiras internacionais, o que amplia as fronteiras do mercado de purificação de ar; e, naturalmente, pelo lançamento de novos modelos (atrás mencionados), considerando a relevância que terão nos vários mercados.
Quais os objectivos de crescimento da marca para este ano?
O mercado está cada vez mais competitivo e a Airfree permanece com o foco de apresentar a marca como uma opção relevante e coerente para a qualidade de vida das pessoas, por meio da inovação no mercado de purificação do ar. Além dos produtos já mencionados, temos ainda outros na calha, para lançamento no último trimestre deste ano, e em 2024.
Os produtos da Airfree podem ser utilizados em ambiente doméstico, comercial e industrial. De que forma está organizada a oferta disponível para estes segmentos?
A Airfree investe em pesquisa e estudo de dados para identificar a segmentação do mercado, entender melhor as necessidades dos seus consumidores, e dinamizar os canais de vendas, tanto para o consumidor final quanto para os segmentos corporativos. Acreditamos muito na soma das expertises das equipas de Marketing e Vendas para viabilizar acções de sucesso dirigidas a cada público-alvo.
E quais destes segmentos assumem maior peso nas vendas?
A linha doméstica e, portanto, o grande público, exerce um peso considerável nas vendas, especialmente porque estamos no segmento da saúde e bem-estar. O actual consumidor dá cada vez maior importância à qualidade de vida da sua família, interesse também impulsionado pela pandemia de Covid-19, o que oferece espaço para o crescimento de todos os tipos de players do sector. Ao mesmo tempo, é um mercado cada vez mais competitivo e, para a Airfree, o grande foco é cumprir as directivas que mais importam ao consumidor: Eficácia Comprovada, Qualidade de Vida e Excelência no Atendimento.
De que forma os produtos são actualizados a nível científico e tecnológico? Têm parcerias na área da R&D?
A Airfree mantém uma equipa permanente de R&D juntamente com assessoria biológica. Os novos produtos vêm operados ou com app, controlo remoto ou simplesmente por toque (touch pads), isso além das novas cápsulas para outros poluentes. Um exemplo é este nosso mais recente lançamento em Portugal, o Lamp! Este é o único purificador de ar que é também um candeeiro de tecto, e que igualmente vem com uma cápsula que pode remover cheiros, o que é muito interessante, designadamente quando colocado em cozinhas.
De que forma é que a marca está a apostar na sustentabilidade dos seus produtos e processos de produção?
Os modelos Airfree já foram criados, na sua génese, para serem sustentáveis, visto que não necessitam de filtros ou de qualquer outro tipo de manutenção. Do mesmo modo, está ainda a ser estudada a redução do peso de plástico em cada componente dos vários aparelhos disponíveis e dos novos que estão a ser criados em aço inoxidável e cortiça.
E temos também em desenvolvimento o projecto de aumentar o tempo de vida útil dos purificadores para 10 ou mesmo 20 anos, através de um kit de reparo que possibilitará qualquer possível intervenção, só necessária, certamente, após muitos anos de uso.
Quais as ambições da marca Airfree no que diz respeito aos próximos anos?
No momento, projectar estrategicamente o nosso negócio, preparando os nossos líderes para um mindset global, lançar novos modelos que superem a expectativa dos clientes e tornar a marca Airfree relevante e reconhecida nos mercados potenciais onde ainda queremos entrar.
Mais informações sobre os produtos Airfree em airfree.pt.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Empresas 100% Portuguesas”, publicado na edição de Abril (n.º 321) da Marketeer.