Puressentiel na vanguarda do bem-estar e saúde natural

No universo da saúde e bem-estar, Puressentiel destaca-se como uma marca pioneira e dedicada à autenticidade e eficácia de produtos naturais. Desde a sua fundação, a marca francesa tem-se comprometido em desenvolver soluções eco-responsáveis, seguras e eficazes, aproveitando o poder dos óleos essenciais e extratos de plantas. Com uma abordagem que valoriza a natureza e o respeito pelo meio ambiente, Puressentiel tem vindo a afirmar-se como líder no mercado de produtos naturais, oferecendo opções terapêuticas para todas as idades e necessidades.

Nesta entrevista exclusiva com o Diretor Comercial e de Marketing da marca, Gautier Marthien, exploramos o percurso de Puressentiel, os seus valores essenciais e as suas metas para o futuro, enquanto descobrimos a essência do seu compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar.

 Como nasce a Puressentiel, e como se apresenta hoje em dia?

A Puressentiel nasce do interesse de criar os produtos mais eficazes para as necessidades diárias de saúde e bem-estar. O nosso objetivo sempre foi apresentar soluções naturais, eco-responsáveis e equitativas, através dos poderosos ativos da natureza que têm características e benefícios únicos. E é a partir deste conceito que é criado o Laboratório Puressentiel, que através de uma abordagem mais natural e pura, simplifica o acesso aos óleos essenciais e à sua utilização, para que a aromaterapia seja acessível a todos.

Hoje em dia, somos uma das marcas mais conhecidas de produtos de saúde natural, que pode ser utilizada por diversas idades e para várias áreas terapêuticas, mas sempre da forma mais natural possível.

A Puressentiel rege-se por uma abordagem mais natural e eficaz para as necessidades diárias de saúde e bem-estar. Como é que a Puressentiel se diferencia no mercado, tanto em termos de produtos como em relação aos valores da marca?

O nosso compromisso rege-se por três valores essenciais: Natural, Compromisso e Performance. Todos os nossos produtos são desenvolvidos a partir de óleos essenciais e extratos de plantas e, por isso, testamos continuamente todos os produtos para garantir a máxima eficácia e segurança.

Em relação a valores, fazemos um estudo de mercado para cada país, mas tentamos sempre encontrar o valor mais justo para ambas as partes. Até porque o nosso objetivo é tornar a aromaterapia uma opção cada vez mais procurada pelos consumidores e, por essa razão, o valor também tem de ser minimamente acessível.

Como é que incorporam esses valores em todas as facetas da marca?

Um dos principais lemas de Puressentiel é A NATUREZA É O NOSSO UNIVERSO, O NOSSO HORIZONTE, A NOSSA MATÉRIA-PRIMA e por este mote que nos guiamos diariamente. Todos os dias temos o cuidado de respeitar e preservar a natureza e as pessoas que a cultivam. No fabrico dos produtos, procuramos sempre uma forma eco-responsável de os desenvolver, sem nunca esquecer a nossa Carta de Pura Transparência. Apoiamos a eco-solidariedade, a responsabilidade e a sustentabilidade em todas as fases de produção, desde a colheita dos ingredientes à entrega do produto final para o consumidor. Temos também a Fundação Puressentiel, onde apoiamos mais de 84 projetos para a natureza, infância e saúde a nível mundial.

Tendo em conta a importância da Natureza para a Puressentiel, de que forma é que a marca contribui para a sustentabilidade e responsabilidade ambiental nas suas práticas comerciais?

Utilizamos cerca de 15 591 toneladas de matérias-primas vegetais para produzir os produtos da marca. Estas matérias-primas vêm das mais variadas partes do mundo, procurando sempre a melhor opção para cada produto.

No final de 2023 obtivemos a certificação B CORP., da qual nos orgulhamos muito, que reconhece os (quase) 20 anos de compromisso com a eco-concepção, preservação dos recursos naturais e a crença de um impacto social positivo. Esta certificação é a referência internacional que mede e avalia a nossa performance social e ambiental, a partir de cinco áreas: Administração, Colaboradores, Comunidade, Meio Ambiente e Clientes. A B CORP. (B siginifica Benefício para Todos) tem como objetivo mudar o sistema económico e ter um impacto positivo para todas as partes: colaboradores, comunidade, clientes e planeta.

 Qual o papel da tecnologia e da investigação para o desempenho de Puressentiel?

A investigação é fundamental para o nosso desempenho, pois é através dela que avaliamos a qualidade e eficácia dos nossos produtos. Já realizamos mais de 500 estudos clínicos que comprovam não só a eficácia, mas também a inocuidade de todos os nossos produtos, o que nos permitiu redigir mais de 24 mil publicações científicas que promovem o crescimento da aromaterapia no campo da saúde pública.

Quais são os maiores desafios e oportunidades que Puressentiel enfrenta no mercado atual?

O mundo farmacêutico está em transformação e a parte dos medicamentos diminui na economia da farmácia. Existe uma forte concorrência do e-commerce, especialmente quando falamos de dermocosmética. Tudo indica que a saúde natural e a aromaterapia podem ser um dos impulsionadores desse crescimento. Com o nosso programa de acompanhamento, estamos a tentar que os farmacêuticos beneficiam também desse impulsionador de crescimento.

 Como é que a marca planeia expandir a sua presença globalmente, mantendo os seus valores e compromisso com a qualidade?

Tendo em conta a nossa implementação em Portugal, isso passa por parcerias fortes com as cadeias farmacêuticas, desde os armazéns até aos consumidores. Tentamos também apostar numa estratégia de comunicação e marketing a 360 graus com soluções de merchandising no ponto de venda, campanhas, montras, website e digital. Apostamos também na formação das equipas para que haja uma resposta adequada a cada utente, tendo em conta os produtos que temos disponíveis.

Quais são os principais objetivos e iniciativas da marca para o futuro próximo?

Estamos comprometidos com uma presença a longo prazo em Portugal. Queremos continuar a crescer de forma sustentável, mantendo o acompanhamento com os farmacêuticos e proporcionar aos utentes um acesso fácil e seguro aos óleos essenciais, com um aconselhamento otimizado e especificado sobre os seus benefícios.

Sentem que os consumidores têm recorrido mais a produtos e marcas de cariz natural? Porque é importante optar por este tipo de produtos e marcas?

Os últimos dados dizem-nos que 62% dos pacientes portugueses preferem uma solução natural para os seus problemas de saúde. Este número está em constante evolução e não se limita apenas ao mercado farmacêutico, mas torna-se claro que os consumidores estão mais exigentes e bem informados, havendo uma maior preocupação com a responsabilidade social e ambiental.

O que é que os consumidores podem esperar de Puressentiel nos próximos anos em termos de inovação, produtos e compromissos com a saúde e bem-estar?

Uma constante inovação e evolução, procurando ser uma opção de escolha para toda a família, independente da idade. E continuaremos a desenvolver projetos através da nossa fundação, com foco nos nossos três pilares: infância, natureza e saúde.

 

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