Público lança noticiário em áudio personalizado
O apoio da Google conquistado pelo Público, através da Digital News Initiative, já começa a dar frutos. O primeiro de dois projectos co-financiados pela tecnológica chega hoje aos leitores do jornal português, que se poderão transformar em ouvintes.
O P24 é um noticiário em áudio, personalizado de acordo com os interesses de cada utilizador. Segundo uma notícia publicada pelo próprio Público, o novo serviço vai ter em consideração, em simultâneo, as escolhas do editor, “de forma a garantir que as notícias mais relevantes são incluídas, independentemente daquilo que cada utilizador costuma consumir”.
O P24 é gratuito mas apenas acessível a utilizadores registados no site do Público. O noticiário é disponibilizado em formato de podcast, todos os dias úteis pelas 18h. A publicação refere ainda que este formato permite chegar aos utilizadores em cenários como o ginásio e transportes públicos, em que, geralmente, é mais difícil acompanhar a actualidade através de notícias escritas.
O novo serviço áudio foi desenvolvido tecnincamente em parceria com a Bright Pixel, empresa que, tal como o Público, pertence ao Grupo Sonae.