Publicidade vai crescer 6,6% em Portugal este ano
No último ano a publicidade em Portugal registou um crescimento de 9,6% nas receitas, tendo chegado a valores de investimento de 545,6 milhões de euros.Este ano, a previsão é também de subida. De acordo com o estudo da Magna Global, a publicidade deverá crescer 6,6% no País este ano.
A principal fonte de receita publicitária é a televisão com 45% da quota de mercado de investimento, seguida pela internet com uma quota de 19% em 2014. Ainda este ano, a publicidade online deve aumentar para 30%.
Alberto Rui Pereira, CEO do IPG Mediabrands Portugal, refere, em comunicado, que «ao contrário de outros mercados, a televisão vai continuar a dominar o mercado, continuando o digital a ser claramente o meio que mais cresce».
Já a nível global, a tendência inverte-se com o digital a ultrapassar a televisão em 2018. O relatório da Magna Global prevê um aumento das receitas publicitárias na internet de 16% já para este ano, impulsionado pelos anúncios mobile.
A publicidade deverá crescer 3,9% em todo o mundo, em 2015, estando previstos investimentos na ordem dos 513 mil milhões de dólares, valores mais baixos do que aqueles antecipados no final de 2014. De acordo com a Magna Global a justificação está na ausência de grandes eventos como os Jogos Olímpicos de Inverno, as eleições norte-americanas e o Mundial de Futebol.