Publicidade no ecrã de bloqueio dos smartphones? Pode ser realidade em breve
Não há lugar onde a publicidade não chegue e se até agora o ecrã de bloqueio dos telemóveis estava livre de anúncios, em breve já não será possível continuar a afirmar o mesmo. De acordo com informação avançada pela publicação TechChurch, a publicidade chegará dentro de pouco tempo aos telemóveis bloqueados de milhões de utilizadores Android nos EUA.
Isto porque a Glance, uma empresa indiana de soluções tecnológicas, planeia fazer chegar aos dispositivos Android em território norte-americano a sua plataforma de lock screen. O software da insígnia já está incluído no sistema operativo Android enquanto extensão em muitos mercados mundiais. Desta forma, o processo de actualização do bloqueio de ecrã fica facilitado.
Se esta decisão for, de facto, aceite pelas empresas envolvidas, incluindo a Google, os utilizadores poderão passar a ver vídeos e imagens publicitários sempre que pretendem desbloquear o telemóvel. Assim que o ecrã ficar acessível, todos os anúncios desaparecem.
E se alguns especialistas na área estão curiosos com a ideia, já que os utilizadores olham para o ecrã de bloqueio, em média, 65 vezes por dia, e, como tal, é uma boa oportunidade para os anunciantes, outros demonstram o seu cepticismo.
Paul Roberts, CEO da empresa de adtech Kubient, salienta que há uma grande probabilidade de “sair o tiro pela culatra”, uma vez que os consumidores já estão saturados do mercado digital. «Há um sentimento de bombardeamento de publicidade digital e os consumidores demonstram a sua preocupação com questões como a monitorização. Por exemplo, 96% dos utilizadores escolheu desactivar a monitorização do iOS, o que é um claro sinal de que existe uma relutância perante mais anúncios», diz o profissional, citado pelo The Drum.