Publicidade e Marketing: IA Generativa e Privacidade de Dados
Por Samira Panah Bakhtiar (general manager of Media & Entertainment, Games, and Sports da AWS) e Tim Barnes (general manager of Advertising and Marketing da AWS)
Impulsionada por avanços tecnológicos como a Inteligência Artificial (IA) generativa e a crescente preocupação com a privacidade dos dados, a indústria da publicidade e do marketing está a passar por uma rápida transformação. Recentemente, no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, profissionais de todo o mundo reuniram-se para celebrar o trabalho inovador e discutir como essas novas tecnologias estão a moldar o futuro do sector.
Uma das principais tendências em destaque no festival foi o uso da IA generativa para criar campanhas mais eficazes e envolventes. Os serviços de IA generativa de alto desempenho, escalabilidade e baixo custo, já permitem que os anunciantes e profissionais de marketing ofereçam experiências hiperpersonalizadas aos seus clientes e alavanquem a produtividade das suas organizações.
Destacamos algumas empresas lançaram, durante o Cannes Lions, novos desenvolvimentos nas áreas da publicidade generativa e das novas tecnologias de marketing de IA.
A GrowthLoop apresentou uma funcionalidade avançada de atributos computadorizados, que permite aos profissionais do sector executarem campanhas de marketing altamente personalizadas e orientadas por dados, numa fracção de tempo e com um investimento financeiro significativamente menor do que aquele que era necessário até agora.
A SAS partilhou a integração da sua solução de tecnologia de marketing com a IA generativa para ajudar os marketeers a criarem melhores campanhas. Esta tecnologia elabora uma recomendação precisa do público e de e-mails personalizados, para melhorar as taxas de resposta.
O Showpad levou a sua ferramenta que recorre à IA generativa para criar conteúdo personalizado e automatizar tarefas. E a Zeta Global apresentou uma plataforma que recorre a insights que permitem a entrega de melhores resultados na criação de imagens.
Em paralelo com IA generativa, a privacidade de dados foi outro tema dominante no festival. Com a crescente procura por publicidade e marketing mais personalizados, muitas empresas estão a recorrer a soluções como AWS Clean Rooms para colaborar de forma segura com parceiros, sem partilhar os dados em bruto. Empresas como AppsFlyer, Lotame, The Weather Company e Upwave recorrem à tecnologia para optimizar a colaboração de dados e recursos analíticos.
O futuro da publicidade e do marketing vai ser moldado pela inovação tecnológica e pela priorização da privacidade do consumidor. A IA generativa oferece um enorme potencial para criar campanhas mais criativas e envolventes, e as soluções de privacidade de dados permitem uma colaboração segura e responsável.
À medida que o sector continua a evoluir, é crucial que os profissionais de marketing e publicidade abracem estas novas tecnologias e as utilizem de forma ética e responsável. Ao fazê-lo, podemos criar um futuro em que a publicidade não seja apenas mais eficaz e benéfica para os consumidores, mas que respeite os seus dados e a sua privacidade.
O Cannes Lions deste ano demonstrou claramente que a IA generativa e a privacidade de dados estão no centro da transformação da publicidade e do marketing. Como profissionais do sector, temos a oportunidade e a responsabilidade de moldar esse futuro de maneira positiva, e aproveitar a tecnologia para criar experiências mais ricas e valiosas para os consumidores.