PSD insiste mas Parlamento confirma travão ao fim da publicidade na RTP

O parlamento confirmou hoje a proposta do BE que trava o fim da publicidade na RTP, após um debate em que o ministro dos Assuntos Parlamentares acusou a esquerda de mentir e responder apenas aos próprios interesses.

A proposta dos bloquistas foi trazida para o debate em plenário desta manhã pelo PSD que acusou, na voz do deputado Ricardo Araújo, os partidos que viabilizaram uma “coligação negativa” para “boicotar o trabalho do Governo”.

A proposta do BE, tal como no primeiro dia de votações na especialidade da proposta do Orçamento do Estado para 2025, foi viabilizada com os votos favoráveis do PS, Chega, IL, PCP, BE, Livre e PAN e o voto contra dos partidos que integram a coligação AD (PSD e CDS-PP).

“Em 2025, durante o período de vigência do presente Orçamento do Estado, o Governo não impõe qualquer redução da publicidade comercial das grelhas da RTP”, refere a iniciativa do BE.

Na justificação da medida o Bloco de Esquerda sublinha que o Governo deve garantir o investimento necessário na RTP, tanto na televisão como na rádio, “para superar o seu crónico subfinanciamento”.

Desta forma e “até que esse subfinanciamento crónico seja superado, o Governo não deve impor qualquer corte da publicidade na RTP”, defende o BE.

A manutenção da publicidade na RTP está contemplada em proposta de alteração ao OE2025 de outros partidos da oposição, que serão ainda votadas.

A medida responde à intenção do Governo que na apresentação do Plano de Ação Para os Media indicou que pretendia acabar progressivamente com a publicidade na RTP no horizonte temporal de três anos.

Artigos relacionados