“Promercial” – um novo formato publicitário?

dr-pepper_1Depois do “branded content”, em que marcas comerciais são introduzidas nos argumentos de séries, surgem nos EUA os “promercials”, um formato que se situa entre a promoção e os spots televisivos (em inglês, “commercial”), em que os produtos ou serviços são anunciados como um acontecimento aos espectadores do canal de televisão. A estação televisiva ABC foi a primeira a usar esta modalidade publicitária na sua série “Cougar Town”, protagonizada por Courtney Cox, como avança o blog Media Decoder, do The New York Times, citado pelo Médios y Marketing. Na série, onde a actriz interpreta a personagem de uma mulher recentemente divorciada que começa a sair com homens mais novos, a marca de refrigerantes Dr. Pepper fez uma aparição no argumento para promover a sua versão “light”, que foi mencionada num diálogo entre duas personagens. Para além disso, uma delas vestia uma peça de roupa com o logótipo da marca enquanto abria uma lata da bebida. Os “promercials” foram emitidos uma semana antes da exibição do episódio e apelavam a que os espectadores não perdessem a transmissão de “Cougar Town”. Depois, cada um deles emitia um spot tradicional da marca, criado pela agência Deutsch L.A. Este formato foi criado pelo departamento de marketing da ABC em colaboração com a direcção da Dr. Pepper Snapple Group, empresa detentora da insígnia. A coordenação do projecto coube à agência Initiave.

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