Professor português vence concurso mundial da Microsoft

O projecto do professor português João Carlos Ramalheiro conquistou o primeiro lugar na categoria “A Escolha dos Professores”, no âmbito do concurso internacional “Microsoft Partners in Learning Global Forum 2012”. Esta é a primeira vez em que um projecto português vence o evento da Microsoft.

João Carlos Ramalheiro, professor de música do agrupamento de escolas da Lousã, participou no concurso com o projecto “Oratio Classroom & the World of Music”, que pretende ajudar as crianças do 1º ciclo do ensino básico a aprenderem música de uma forma intuitiva, utilizando recursos e tecnologias do século XXI. O projecto foi o mais votado pelos cerca de 200 professores que participaram no evento, que decorreu em Praga (República Checa) entre 28 de Novembro e 2 de Dezembro.

«Sinto-me muito orgulhoso pelo nosso projecto ter sido escolhido numa competição tão exigente como a do PiL Forum em Praga, ainda mais por ter tido a honra de conquistar o primeiro lugar na categoria Educators’ Choice, que premeia a escolha dos professores. É uma grande motivação para mim, para a escola e para os meus alunos», afirma João Carlos Ramalheiro, em nota de imprensa divulgada pela Microsoft. «Foi, também, uma experiência fantástica poder partilhar experiências com outros professores de todo o mundo, mentes brilhantes, com projectos brilhantes, com grande vontade de mudar o ensino e combater a resistência instalada nos sistemas escolares desde a revolução industrial», conclui.

Na edição deste ano do “Microsoft Partners in Learning Global Forum” concorreram quase 200 educadores, selecionados de entre mais de 250 mil candidatos, em diferentes eventos nacionais e regionais. Ao todo, foram distinguidos 18 projectos em seis categorias diferentes, por um painel internacional composto por especialistas na área da educação. A selecção dos vencedores resultou de “tours” virtuais nas salas de aula, bem como entrevistas realizadas pelos júris, nas quais os educadores deram provas de como as suas práticas de ensino inovadoras permitem dotar os estudantes de competências cruciais para o século XXI.

Os vencedores serão incluídos no novo programa “Microsoft Innovative Educator Expert”, uma iniciativa que tem como objectivo reconhecer a nível mundial professores que utilizam a tecnologia para a transformação do ensino. Estes “especialistas” tornar-se-ão parceiros da Microsoft em todas as iniciativas de divulgação e partilha de práticas de ensino inovadoras para os resultados da aprendizagem, entre professores e decisores políticos.

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