Procura-se criatividade para o ensino em casa

Devido aos desafios impostos às escolas, alunos e famílias no âmbito do confinamento social, o FabLab Benfica, da Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa, a Distributed Design Platform e a Fab Foundation estão à procura de projectos que melhorem o ensino num ambiente doméstico.

O desafio, lançando a designers, makers e educadores, apela à criação de propostas de design de produtos ou recursos educativos. Procuram-se, assim, produtos e recursos educativos abertos em qualquer fase de desenvolvimento, sejam soluções previamente testadas ou conceitos. O objectivo consiste em descobrir virtudes e valores do design distribuído no apoio aos possíveis cenários de ensino doméstico.

“Repensar a escola e a aprendizagem enquanto elemento integrante de um ecossistema em constante mudança – no qual a educação se distribui por um conjunto de contextos, locais, recursos e produtos – tem vindo a converter-se numa tarefa essencial e paralelamente complexa. Questiona-se, neste sentido, de que forma pode a escola adaptar-se e aprender com cenários deste tipo bem como o que poderá constituir uma evolução em termos educativos daqui em diante”, explica o FabLab Benfica.

Serão seleccionados 10 projectos que farão uma tour pelas próximas edições da Maker Faire em quatro países (Lisboa, Bilbao, Viena e Barcelona) e serão também destacados nos catálogos da DistributedDesign.eu e Fabschools.pt. Destes dez vencedores, serão ainda seleccionados dois projectos que serão apresentados na Distributed Design Summer School. Ambos serão premiados com um plano de mentoria do FabLab Benfica e ajudas de custo para o desenvolvimento e comunicação do projecto num valor de 700 euros, bem como uma subscrição gratuita no Wikifactory.

O prazo para inscrições encerra a 15 de Setembro de 2020.

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