Procura por máscaras FFP2 dispara 98% no OLX
A ideia de que as máscaras de protecção pessoal FFP2 poderiam ser mais eficazes no combate ao novo coronavírus levou os portugueses ao OLX. De acordo com uma análise da plataforma online de classificados, a procura por este tipo de máscaras aumentou 98% na segunda quinzena de Janeiro.
A Comissão Europeia já veio dizer entretanto que não considera necessária a recomendação de utilização destas máscaras em vez das cirúrgicas, por exemplo, mas a preocupação tomou conta dos cidadãos no final de Janeiro.
Braga (+98%), Porto (+95%) e Lisboa (+87%) foram os distritos em que mais respostas se registaram a este tipo de anúncios neste período, em comparação com os primeiros 15 dias do mês, indica o OLX.
O portal revela ainda que as máscaras “bico de pato” (+90%) e cirúrgicas (+63%) também se destacaram em termos de pesquisas. No geral, a procura por máscaras cresceu 51% nas últimas duas semanas de Janeiro face à primeira quinzena.
Contudo, apesar de se verificar uma subida significativa na procura, a oferta não conseguiu acompanhar. No caso das máscaras em geral, Braga registou um aumento de apenas 8%, o Porto de 4%, ao passo que Lisboa recuou 1% em termos de oferta.
No caso especifico das FFP2, Braga teve um aumento de 58% na oferta, o Porto de 42% e Lisboa de 29%, entre a primeira e a segunda quinzena de Janeiro.
«A propósito das medidas assumidas recentemente por alguns países, tais como França, Alemanha ou Áustria, que proibiram a utilização de máscaras comunitárias na rua, incentivando à utilização de máscaras FFP2 ou cirúrgicas, tivemos curiosidade em perceber se estas decisões internacionais tinham tido eco em Portugal», explica Alexandra Santos, Marketing lead do OLX Portugal, justificando a análise.
«E, como se pode constatar, a reacção das pessoas, talvez antecipando que os nossos decisores seguissem o mesmo caminho, foi imediata e bastante significativa», acrescenta.