Pris Audiovisuais: 2023 em Acção

Fundada em 1984, a Pris Audiovisuais é hoje um dos líderes do mercado nacional de distribuição de filmes, tanto em Portugal como nos PALOP, em especial Angola e Moçambique. E distribui os seus conteúdos para Cinema, TV livre e paga e New Media, tendo no seu portefólio conteúdos dos mais importantes estúdios: Lionsgate, Miramax, Pathé, Filmnation, TF1, entre outros. Responsável por grandes estreias, o distribuidor reflecte sobre a recuperação do cinema no pós- -pandemia, depois das salas terem estado encerradas durante quase todo o 1.º semestre de 2021, encarando com optimismo e «com a convicção de que a presença de público nas salas irá aumentar ainda mais nos próximos anos». Sobre este aumento de espectadores, a Pris Audiovisuais admite que o mesmo se deveu «à união de esforços entre todos os players do mercado (Exibição e Distribuição) que, em conjunto, tomaram iniciativas que permitiram que o público pudesse voltar a ganhar confiança e regressar em segurança às salas de cinema».

Devido ao facto de a pandemia ter afectado o comportamento do público, particularmente o da faixa etária mais alta, do lado do distribuidor a missão na promoção do filme não muda drasticamente, mas afina a direcção do que é importante: «Um filme rentável é aquele cujos resultados, nomeadamente os de cinema, atingem ou ultrapassam os valores perspectivados aquando da sua aquisição e elaboração do plano de lançamento, marketing e publicidade. É fácil constatar que muitos filmes, comparáveis a outros que costumavam funcionar em cinema no passado, já não funcionam», adianta a mesma fonte.

Esta constatação da realidade actual é contornada com uma abordagem adaptativa, fruto de mais de 40 anos ao serviço deste sector: «Temos de encontrar estratégias de comunicação direccionadas ao público que já frequenta as salas e, em simultâneo, encontrar soluções para recuperar o público que se afastou do hábito de ir ao cinema. Hoje, a comunicação online é uma prioridade, mas continuam a existir os meios “tradicionais”, como a TV, outdoor e rádio, que se mantêm relevantes», acrescentam.

Um outro factor importante é a proliferação das plataformas de streaming. No entanto, e perante esta realidade, a Pris Audiovisuais continua a afiançar que «a ida ao cinema ainda é uma experiência única que provoca uma sensação especial no consumidor. Enquanto distribuidores, o nosso papel continua a ser o de encontrar e disponibilizar conteúdos que alimentem a experiência única de ver um filme no grande ecrã, alavancado com campanhas de promoção e comunicação diferenciadoras».

Acreditando que a experiência de sala continua a ser ímpar, o distribuidor aposta em grandes estreias que irão levar mais espectadores ao cinema em 2023: «O bom naipe de lançamentos mainstream que vão estrear cria boas expectativas para que o mercado cresça novamente.» Para isso, irão estrear este ano filmes como “John Wick: Capítulo 4”, “About My Father”, “Saw X” e “The Hunger Games: The Ballad of Songbirds and Snakes”.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Cinema e Cinema em Casa”, publicado na edição de Março (n.º 320) da Marketeer.

Artigos relacionados