Prio, Delta e Ecobean vão transformar borras de café em briquetes e biodiesel

Economia circular é a base da nova parceria que une a Prio à Delta e à Ecobean. As três empesas juntaram-se para transformar borras de café em briquetes para barbecue e biodiesel, dando nova vida a um material que seria considerado desperdício.

O projecto nasceu no programa de empreendedorismo Prio Jump Start 2020 e, de acordo com a Prio, vem reforçar o compromisso com a sustentabilidade e as boas práticas ambientais. O primeiro produto a ser colocado à venda serão os briquetes para barbecue, disponíveis a partir desta semana.

O próximo passo será validar a viabilidade técnica de produção de biodiesel avançado a partir do óleo extraído das borras de café recolhidas.

«Acreditamos firmemente que conseguimos construir um mundo melhor, conciliando economia circular (por aproveitamento de resíduos que não tinham outro destino que não o lixo) com uma mobilidade mais limpa (pelos biocombustíveis avançados e por todas as outras soluções de mobilidade verde), apoiados em alta tecnologia (desenvolvida nos nossos laboratórios e em apoio com as startups que identificamos pelo nosso Jump Start)», explica Emanuel Proença, administrador da Prio.

Em comunicado, o mesmo responsável sublinha que este trabalho com os resíduos de café é mais uma prova disso mesmo. «Temos a sorte de contar com parceiros de eleição e estamos empenhados em levar o projecto à escala industrial logo que possível», adianta.

Rui Miguel Nabeiro, administrador do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, acrescenta que «consciencializar e estar consciente, reduzir o impacto, desempenhar iniciativas com base em princípios de desenvolvimento sustentável, melhorar a comunidade onde nos inserimos, trabalhar na resolução de desafios ambientais e sociais são os principais objectivos da Delta para um futuro mais sustentável». O novo projecto com a Prio e a Ecobean é um exemplo de como a empresa pode contribuir para esse futuro.

Artigos relacionados