Primeiro hub da London School of Economics fora do Reino Unido fica em Portugal

É já no próximo mês de Setembro que a London School of Economics (LSE) poderá ser encontrada em Portugal – ou, pelo menos, parte dela. A Casa do Impacto, incubadora de empreendedorismo e inovação social da Santa Casa da Misericórdia, vai levar para Lisboa o primeiro hub europeu da LSE Generate fora do seu país de origem.

Este hub tem como propósito potenciar o desenvolvimento de negócios socialmente responsáveis, em linha também com a missão da Casa do Impacto. Em comunicado, a incubadora da Santa Casa explica que, ao assinarem a parceria, ambas as entidades reforçam o seu compromisso relativamente ao apoio a startups que contribuem para um futuro melhor.

Laura-Jane Silverman, directora da LSE Generate, justifica a escolha de Lisboa com o «cenário de empreendedorismo em ascensão» que se verifica no País. «Em particular na Casa do Impacto, abundam ideias de negócios de impacto e purpose-driven. O mindset capacitador e empreendedor da nossa parceira, a existência de um ecossistema forte, principalmente quando vamos para um sítio onde não temos network local prévio, tornam esta parceria muito entusiasmante. Não vamos chegar e trancarmo-nos nos escritórios, as nossas portas estarão sempre abertas», adianta a responsável.

A LSE Generate vai promover competições de financiamento, eventos, oportunidades de networking e, ainda, uma aceleradora designada Generate Accelerator Programme, que tem já duas iniciativas previstas (Launch e Live) destinadas a fundadores em fases iniciais de negócio.

Segundo é explicado na mesma nota de imprensa, a comunidade da Casa do Impacto terá acesso a uma rede de empreendedores e inovadores de várias pontos do Mundo, bem como acesso directo a dissertações de doutoramento e mestrado ligadas a esta temática. Junta-se ainda a oportunidade de contactar com investidores londrinos ou de integrar programas de diversidade, por exemplo.

«Desde que trocámos impressões com a LSE, em Setembro de 2020, que cresceu a vontade de desenvolvermos projectos juntos, o que já tem acontecido esporadicamente», revela Inês Sequeira, directora da Casa do Impacto.  Através do novo acordo, esperam «alavancar ainda mais Lisboa e Portugal como o centro do empreendedorismo e inovação de impacto, colocar o nosso nome lá fora, inspirar e capacitar mais empreendedores e negócios para a sustentabilidade».

Artigos relacionados