Primeira mulher a votar em Portugal é homenageada pela Google
Carolina Beatriz Ângelo. É este o nome que hoje surge em destaque no motor de busca da Google, através de uma homenagem materializada na forma de ilustração da médica e activista que acabou por se tornar a primeira mulher a votar em Portugal.
Quem se cruzar com o Doodle de hoje encontra uma representação de Carolina Beatriz Ângelo pela mão da artista portuguesa Fatinha Ramos, radicada na Bélgica. O objectivo é prestar homenagem a sufragista que dedicou a sua vida à luta pela igualdade no tratamento de mulheres e crianças, segundo explica a Google em comunicado.
“Neste dia, em 1911, Beatriz Ângelo encontrou uma lacuna na lei portuguesa que lhe permitiu votar nas eleições do ano para a Assembleia Constituinte, tornando-se a primeira eleitora feminina da história de Portugal”, lembra a gigante tecnológica.
Carolina Beatriz Ângelo nasceu na Guarda, a 6 de Abril de 1878, licenciou-se em medicina e foi também a primeira mulher a realizar uma cirurgia no Hospital São José de Lisboa. Fora da área da saúde, integrou o Grupo Português de Estudos Feministas e, em, 1911, fundou a Associação Portuguesa de Propaganda Feminista.
Embora o voto feminino só tenha sido legalizado décadas depois, Carolina Beatriz Ângelo iniciou um caminho nesse sentido e, por isso, na ilustração que hoje figura no Doodle do Google conta com outras mulheres ao seu lado, tal como explica Fatinha Ramos: «É por isso que há outras mulheres na ilustração a tentar pegar boletins de votos. Espero que, olhando para a História, as pessoas vejam o valor do que outras pessoas tiveram que sofrer e lutar para nos abrirem portas.»
A artista convidada pela Google sublinha ainda que votar é um acto desvalorizado em muitos países, embora constitua um direito básico. «Espero que a sua história e a minha ilustração possam servir de inspiração a um maior respeito e inspirar outras pessoas a dar voz àqueles que precisam de ser ouvidos.»