Prévoir: Há 110 anos a trabalhar por “um melhor amanhã, agora”

Tendo uma clara identificação com valores fortes e à dimensão humana, tais como a responsabilidade, a segurança, a prudência, a escuta, a proximidade e a perseverança, a Prévoir é uma seguradora especialista na protecção das pessoas. «São elas que orientam todo o negócio e visão estratégica, pelo que a empresa assume a segurança dos clientes como a sua maior prioridade. “Um melhor amanhã, agora” reflecte este posicionamento e a vocação em preparar o futuro, no presente, garantindo soluções de previdência adequadas a cada contexto pessoal e familiar», salienta Eugénia Branco, responsável de Comunicação e Marketing da Prévoir.

A visão da Prévoir passa por propor soluções de previdência, saúde, reforma, poupança e seguro para crédito habitação, para fazer face às oscilações da vida, tais como a interrupção de trabalho, invalidez, hospitalização, doença grave, perda de autonomia ou morte. E é assim desde a sua génese, há mais de 110 anos, com uma missão assente no compromisso diário de assegurar o futuro dos seus clientes (particulares ou empresas) e o sucesso nos seus projectos de vida, explica a responsável.

«Fazemos parte de um grupo centenário, o Groupe Prévoir, especialista neste tipo de seguros, com uma solidez financeira e independente da banca e que alcançou mais de 580 milhões de euros em volume de negócios em 2020. Desde 2019, a nossa casa mãe alargou a sua oferta e canais de distribuição com a aquisição de empresas que contribuem para o seu projecto de transformação digital. A sucursal portuguesa tem assim um conjunto de sinergias muito positivas para o seu próprio plano estratégico dos próximos anos», garante Eugénia Branco.

A Prévoir actua de forma distinta, através da distribuição dos seguros por uma ampla rede de agentes e parceiros orientados para o ramo vida e não vida (saúde), não bancária. «São conhecedores profundos deste tipo de soluções e são uma mais-valia extraordinária na hora de aconselhar os clientes.» Como uma seguradora de proximidade e de aconselhamento individualizado, tem desenvolvido uma rede que permite uma ampla abrangência no território nacional.


ACONSELHAR OS CLIENTES

É através do aconselhamento do agente adaptado à situação de cada cliente que a Prévoir consegue optimizar a protecção, para cada etapa da vida. Para o cliente, o seu agente trata dos seus seguros de vida, mas também do seguro automóvel, multirriscos habitação, dos seus negócios, etc. Existe uma relação muito mais abrangente que sustenta a confiança no agente e na escolha deste nas seguradoras com as quais colabora.

Ciente da importância que os parceiros de negócios têm na actividade, a Prévoir potencia o crescimento dos seus agentes desde o momento inicial, através da Academia de Novos Agentes Comerciais e depois com a disponibilização de formação.

Pela sua dimensão, a Prévoir tem a vantagem de ser flexível e de poder adaptar as equipas às alterações que se impõem pela evolução do mercado, das novas tecnologias e do quadro de regulamentações. «Somos uma empresa “de dimensão humana”, ou seja, conseguimos ter uma postura não robotizada e, pelo contrário, muito próxima dos nossos stakeholders, colaboradores, parceiros e clientes.» Agregado ao investimento em capital humano especializado, a adequação das soluções de protecção à realidade dos portugueses tem sido outro dos aspectos essenciais na actividade da Prévoir. O alargamento da actividade aos seguros de saúde reflecte esta postura.

Ainda no início deste ano, inovaram com as novas versões do Prévoir Solução Total e do Prévoir Soluções Vida, para que fiquem em sintonia com as necessidades mais actuais de previdência. «Temos trabalhado também na transformação digital da nossa empresa e isso já nos permite também olhar para o nosso negócio de outra perspectiva, sendo que queremos conhecer ainda melhor os nossos clientes e a sua jornada connosco desde o 1.º contacto com o agente até ao eventual pagamento de sinistro», conta a responsável de Comunicação e Marketing.


ORDEM PARA DIGITALIZAR

Eugénia Branco lembra que a digitalização é uma realidade incontornável em todos os sectores e tem vindo a operar fortes mudanças no sector dos seguros. E tendo a Prévoir, no seu plano estratégico, a inovação e a tecnologia como factores-chave para o desenvolvimento sustentável do negócio, aposta em acompanhar, na linha da frente, todo este “novo mundo”. A constituição de um departamento dedicado ao tema da Inovação permitiu alavancar esta área e dar passos largos, rumo à implementação de soluções tecnológicas que permitem potenciar a experiência dos clientes e dos nossos agentes.

Em 2021, lembra Eugénia Branco, deu-se um grande passo na área da digitalização da empresa, com a implementação das assinaturas digitais dos contratos. Recentemente, uma nova solução tecnológica apresentada permite automatizar o processo de subscrição da solução vida crédito habitação – Prévoir Vida Domus –, e diminuir os tempos de resposta ao cliente, através de uma análise de risco (saúde e profissional) imediata e totalmente transparente para o consumidor.


ABRAÇAR OS DESAFIOS DO MOMENTO

As metas traçadas pela Prévoir no plano estratégico para 2022 foram ambiciosas, mas a empresa sente que estão reunidas as condições para se assumir este compromisso. A orientação ao cliente continua a ser vital. Para além do alargamento da rede de agentes, a Prévoir está a fazer uma grande aposta na implementação de soluções de apoio à melhoria do serviço ao cliente. A par disso, o desenvolvimento do marketing regional permitirá, também, que estejam mais próximos dos portugueses.

Mas a empresa está ciente de que o momento que se vive é desafiante. Num contexto pós-pandémico e com um conflito internacional às portas da Europa, a inflação está a aumentar o custo de vida. Este clima de instabilidade tem reflexos no nível de confiança dos consumidores. As alterações climáticas e o envelhecimento da população são outros factores.

Inversamente, sublinha Eugénia Branco, «temos constatado que os portugueses estão mais conscientes da importância do equilíbrio entre a saúde física e a mental e procuram, cada vez mais, soluções que permitam a protecção adequada e o bem-estar financeiro». Num mercado tão concorrencial, a resposta da Prévoir face aos desafios é conseguir dar uma solução rápida – mas com qualidade – às exigências de cada contexto. Algo só possível através da escuta activa do cliente, do mercado e da procura permanente de seguros flexíveis, competitivos e que dêem uma resposta ágil aos desafios.


CONSUMIDOR MAIS INFORMADO

«A realidade é muito dinâmica, pelo que estamos a trabalhar, diariamente, em novos projectos que permitem tornar a Prévoir ainda mais ágil e flexível, face às necessidades individuais de cada cliente.» A experiência do consumidor é um dos grandes focos do plano estratégico da Prévoir. As soluções tecnológicas idealizadas vão no sentido de encaminhar o cliente nos vários pontos de contacto com a empresa – seja na descoberta dos seguros mais adequados para si, na subscrição ou na gestão diária do seu seguro. Eugénia Branco garante que o acompanhamento constante da inovação no sector dos seguros e um trabalho muito próximo com parceiros tecnológicos auxiliam na implementação de soluções robustas, dinâmicas e céleres. Até porque o cliente está, cada vez mais, ciente das suas prioridades e entende, de uma forma mais clara, os benefícios associados ao tipo de seguros desenvolvidos pela Prévoir.


E
ste artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Maio (n.º 310) da Marketeer.

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