Preço da publicidade não mede valor das RP

amec-finalAo início da tarde daquele que foi o primeiro de três dias do 3rdEuropean Summit on Measurement – que se realiza até amanhã, em Lisboa – Mike Daniels, presidente da AMEC e Ruth Pestana, directora de serviços estratégicos da Hill & Knowlton a nível global, lideraram um dos mais importantes workshops do encontro, apresentando à audiência o que consideram ser uma alternativa aos tradicionais AVEs (Advertising Value Equivalents) usados pelas consultoras de relações públicas. «Não existe um número que possa sintetizar o que uma campanha de RP pode fazer pelo negócio do cliente», disse Ruth Pestana, expondo um modelo que, reunindo vários tipos de informação quantitativa, permite obter uma análise mais qualitativa e detalhada sobre o trabalho efectivamente desenvolvido. «O modelo de AVEs foca-se na poupança em termos de custos para o cliente e não no valor efectivamente gerado por uma campanha», disse ainda Mike Daniels, líder da associação que organiza anualmente o evento em parceria com o Institute for Public Relations, e que em Portugal tem co-organização da Manchete.

O novo modelo, desenvolvido por um grupo de trabalho liderado por Ruth Pestana e do qual fizeram parte outros responsáveis de empresas do sector das RP, surge na sequência dos “Barcelona Principles” definidos no Summit on Measurement de 2010, sendo o mais relevante deles que os “AVEs do not measure the value of PR and do not inform future activity”. Estará, agora, nas mãos das empresas do sector a progressiva utilização desta nova métrica… que dependerá também da “educação” dos próprios clientes para a sua valorização.

Pelo Tivoli, hotel que acolhe o evento, passarão até amanhã cerca de 200 profissionais europeus do sector da comunicação.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...