Portugueses vão gastar menos 13% em presentes para os mais novos
O gasto médio dos portugueses em presentes para crianças deverá diminuir 13% em relação ao ano passado. Já no que a prendas para adultos diz respeito, a quebra no orçamento será de 19%, segundo aponta um estudo comportamental da UpPartner sobre o impacto da pandemia na população portuguesa. Desenvolvido em parceria com a Amint e com a Multidados, “Christmas 2020 Unboxing” mostra como o montante disponível para este tipo de gastos, no geral, é inferior ao verificado em 2019.
No ano passado, os portugueses gastaram uma média de 82 euros em presentes para crianças, mas agora não tencionam ir além dos 71 euros. A compra recairá maioritariamente nas plataformas online, provocando um crescimento de 114% deste tipo de comércio, o que contrasta com o recuo de 25% previsto para as grandes superfícies. As lojas de rua, por seu turno, mantêm o mesmo nível de interesse.
Quanto aos presentes para oferecer a adultos, a média passa de 137 euros em 2019 para 111 euros em 2020. O comércio online cresce 24% e as grandes superfícies 14%. Por outro lado, as lojas de ruas vêem a intenção de compra descer 47% face ao ano passado.
E quando serão comprados estes presentes? Somente 9% dos inquiridos afirma que irá antecipar as suas compras de Natal, em vez de deixar tudo para os últimos dias.
Promoções ajudam a captar clientes
O mesmo estudo indica que 52% dos portugueses aponta para “promoções ajustadas à situação pandémica” relativamente a soluções que as marcas podem apresentar para ajudarem a facilitar o processo das compras de Natal. Há ainda quem indique que é boa ideia “promover/incentivar as compras online e agilizar as entregas” (35%).
Quando a questão é sobre o que consideram mais relevante as marcas fazerem nesta época, 76% indica “fazerem descontos específicos nas compras online”, 62% refere “aumentar o prazo das trocas” e 91% menciona a “utilização de vouchers monetários nas promoções”.