Portugueses sabem o que querem comprar
Os portugueses estão entre os consumidores europeus que melhor sabem que marcas pretendem comprar antes do momento da aquisição: 82%, 10 pontos percentuais acima da média global do estudo “Observador Cetelem Consumo 2017”, que analisou os hábitos de pessoas de 15 países da Europa.
Ainda assim, apesar de definirem com antecipação as marcas que querem comprar, 92% dos inquiridos nacionais referem continuar a valorizar os conselhos mais próximos, como familiares e amigos. Destaque ainda para o peso dos comentários online de outros consumidores (62%), que, no entanto, representa um valor 1% inferior à média do estudo.
Há ainda quem confie nas lojas especializadas para escolher as marcas adquiridas (81%) e quem siga as opiniões dos vencedores das lojas (61%).
O mesmo estudo indica que os portugueses parecem ter algum receio em experimentar novidades, uma vez que 75% dos inquiridos escolhe, preferencialmente, as mesmas marcas. Apenas 54% diz experimentar novas marcas com toda a confiança.