Portugueses querem viagens pelo Natal
Já pensou no que vai comprar de presente para a família? Então, e para si? O mais recente estudo do Observador Cetelem mostra que 13% dos portugueses gostaria de comprar uma viagem ou um produto de lazer para si próprio pelo Natal. No último ano, os smartphones ocupavam a primeira posição nas preferências dos portugueses mas caem, este ano, para o segundo lugar (11%). Excepção para a faixa etária entre os 18 e os 24 anos, na qual se verifica a tendência oposta, com os smartphones a ganhar sobre as viagens/lazer.
Quanto ao número de pessoas que pensa, de facto, em fazer uma compra importante para si na época que se aproxima, apenas 32% respondeu “sim” ou “talvez”. Ainda assim, a percentagem é superior à de 2014, quando somente 29% respondeu afirmativamente.
Na lista de preferências seguem-se os tablets (7%), os telemóveis (5%), os computadores pessoais (5%), os electrodomésticos, a electrónica de consumo e o mobiliário (cada um deles a ser referido por 3% dos consumidores). Outros artigos como automóveis, equipamentos de desporto e bens imobiliários ficam no fim da tabela na hora de escolher um presente para oferecer a si próprio.
O estudo, desenvolvido em colaboração com a Nielsen, envolveu a realização de 600 inquéritos por telefone a indivíduos de Portugal Continental.