Portugueses preparam Natal “limitado”: 45% vai comprar menos presentes
Terá o “novo normal” já chegado ou é ainda uma realidade em construção? Segundo a Equação Lógica, os consumidores portugueses encontram-se em processo de mudança de hábitos. Preparam-se, por exemplo, para um Natal “limitado”, tanto em vivências como em presentes.
Um inquérito levado a cabo pela consultora junto de 210 homens e mulheres, entre os 18 e os 60 anos, residentes na Grande Lisboa e Grande Porto, mostra que 45% vai comprar menos presentes do que em 2019. Além disso, 12% afirma mesmo que não irá comprar presentes de Natal este ano.
Os motivos para comprar menos vão desde “não há dinheiro para prendas” a “contenção de despesas”, “não se pode andar nas compras” ou “vou estar com menos pessoas”.
Entre aqueles que tencionam, de facto, comprar prendas, 47% escolhe os centros comerciais para cumprir as suas listas, ao passo que 34% prefere as lojas de rua. As compras online são referidas somente por 6%.
No entanto, no geral, o comércio electrónico surge em destaque, uma vez que se verifica uma maior incidência da experiência de compra online e manutenção enquanto hábito, sobretudo para as categorias de Produtos Alimentares e Vestuário de Adulto. São estas as principais categorias no top dos artigos comprados pela primeira vez online e que deverão continuar a ser adquiridos desta forma.
Isto significa que a possibilidade de comprar a partir de casa será para manter mesmo no pós-pandemia, ainda que algumas categorias se tenham digitalizado mais do que outras. No extremo oposto encontra-se, por exemplo, roupa de criança: apenas 2% dos inquiridos comprou online peças deste tipo pela primeira vez e só 4% pretende manter o hábito.
Impacto das marcas
O mesmo inquérito revela que o retalho é o sector que mais se destaca pelo seu impacto positivo através de acções de responsabilidade social, nos últimos tempos. Continente surge em primeiro lugar, logo seguido pelo Pingo Doce.
TVI e EDP aparecem logo depois, no segundo patamar de notoriedade referente a este indicador. Segundo a Equação Lógica, a Danone e a Nestlé evidenciam na área alimentar.