Portugueses passam 1,77 horas por dia nas redes sociais

O típico utilizador da internet passa, em média, 1,77 horas por dia a navegar nas redes sociais. Segundo o último relatório GlobalWebIndex, que analisou 34 mercados, Portugal faz parte dos países em que este valor se verifica. Em 2012, o número médio não ultrapassava as 1,61 horas. Se tivermos em conta as gerações mais jovens, entre os 16 e os 24 anos, o valor sobe para as 2,68 horas, todos os dias.

O que também aumentou foi a quantidade de redes sociais em que os internautas marcam presença. Se há três anos, cada pessoa utilizava activamente, em média, 2,5 redes sociais, agora, a presença activa acontece em 4,3. No entanto, se analisarmos o número de redes sociais em que os utilizadores têm conta, embora não sejam activos, já serão seis as plataformas.

O Facebook mantém-se na liderança das redes sociais com maior afluência, logo seguido pelo YouTube e pelo Google+, que em Portugal pelo menos parece não ter grande adesão. O Vine, o Tumbler e o Instagram garantem as audiências mais jovens. Este último, ao lado do Pinterest, é também o preferido das mulheres, sendo que estas duas redes sociais são as únicas que apresentem mais utilizadores femininos do que masculinos.

Artigos relacionados