Portugueses já escolheram a Palavra do Ano 2016

Mais de 25 mil portugueses participaram na eleição da Palavra do Ano 2016 e o resultado está à vista: “Geringonça” foi a opção mais votada até 31 de Dezembro, conquistando 35% das preferências. Segundo a organização, a cargo da Porto Editora, esta edição contabilizou o maior número de votos desde que a iniciativa arrancou há oito anos.

Em segundo lugar na lista das palavras mais votadas ficou “campeão” com 29%, seguido de “Brexit” com 8%, “parentalidade” e “presidente”, ambas com 6% dos votos. Nos últimos lugares ficaram “turismo”, “racismo”, “humanista”, “empoderamento” e “microcefalia”.

As palavras do ano das edições anteriores foram “refugiado” (2015), “corrupção” (2014), “bombeiro” (2013), “entroikado” (2012), “austeridade” (2011), “vuvuzela” (2010) e “esmiuçar” (2009).

Palavra do Ano em Angola e Moçambique

Pela primeira vez, a Porto Editora estendeu a iniciativa a outros dois países, contando com a colaboração da Plural Editores Angola e Plural Editores Moçambique (que integram o grupo) e o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. Neste casos, as votações estão abertas até ao próximo dia 18.

A Porto Editora anuncia ainda, em comunicado, que a Palavra do Ano está a “servir de inspiração para acções semelhantes noutras latitudes como, por exemplo, Galiza, Áustria e Brasil”.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...