Portugueses elegem as marcas mais relevantes: retalho, bebidas e telecomunicações no top

Os portugueses escolheram as marcas que lhes são mais relevantes e determinaram que Continente, Delta Cafés, Pingo Doce, MEO, Super Bock, NOS e EDP são as principais, de acordo com a votação do “Estudo do Consumidor”, apresentado pela Superbrands Portugal.

Este estudo tem como objectivo perceber a forma como cada um dos consumidores encara as marcas que lhe são mais relevantes e quais se encontram no seu top of mind, independentemente da razão que as torna relevantes.

A Superbrands Portugal explica que a um painel de consumidores é pedido que indiquem, de forma espontânea, três marcas para cada uma das questões colocadas: marcas que conheça, marcas que considera únicas, marcas em que mais confia, marcas com que se identifica e marcas que satisfazem as suas necessidades. A cada correspondem as cinco dimensões – Notoriedade, Marcas Únicas, Confiança, Identificação e Satisfação das Necessidades.

No Top 3 destas cinco dimensões analisadas a marca de origem portuguesa Continente aparece sempre mencionada. As marcas de Retalho dominam o Top 3 da dimensão “Satisfação das Necessidades”. Em “Marcas únicas”, o Continente volta a liderar acompanhado por grandes marcas internacionais, como a Coca-Cola e a Apple. Além disso, na dimensão “Confiança”, duas das marcas do Top 3 são marcas portuguesas – Continente e Delta Cafés –, acompanhadas pela Apple.

Em 2023, os resultados revelam que 83% do TOP 20+ das marcas mais destacadas se distribuem essencialmente por seis setores de actividade – Retalho, Tecnologia, Desporto, Alimentação, Telecomunicações e Bebidas. Estas vinte marcas, ordenadas pelo top de referenciação, são: Continente, Samsung, Adidas, Apple, Delta, Pingo Doce, Nike, Zara, Nestlé, Coca-Cola, Vodafone, Lidl, Nivea, Mercedes, MEO, Super Bock, NOS, LG, EDP, IKEA.

O estudo segmenta por gerações as respostas sobre a relação com as marcas, o que permite ter uma visão distinta das marcas e da razão pela qual são referenciadas. A Silent Generation (1928-1945), os Baby Boomers (1946-1964), a Geração X (1965-1980), os Millennials (1981-1996) e a Geração Z (1997-2012) são as gerações identificadas.

«É de realçar que as marcas de origem portuguesa tiveram um crescimento significativo, de 10%, na análise deste ano, aumentando dos 25% que representavam em 2020, para um nível de 35% no Top 20+ de marcas referenciadas. Esta evolução reforça a importância que as empresas nacionais devem dar à valorização das suas marcas, bem como o reconhecimento que os cidadãos ainda dão às Marcas Nacionais», comenta, em comunicado, Pedro Diogo Vaz, senior partner da Superbrands.

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