
Portugueses elegem as marcas mais conhecidas, autênticas, diferenciadas e inovadoras. Veja aqui o ranking
A 8ª edição do Brand Asset Valuator (BAV) Portugal, estudo global da WPP que analisa a perceção das marcas, trouxe dados reveladores sobre a força e a relevância das marcas no mercado português.
Num contexto em que a autenticidade, a inovação e a influência são determinantes para o sucesso das marcas, o BAV apresenta insights fundamentais para gestores, marketeers e decisores estratégicos. Num evento organizado pelo grupo WPP, “Brand Asset Valuator – Um novo capítulo”, os rankings foram apresentados por João Maria, Head of BAV.
Os dados revelam quais são as marcas que melhor equilibram diferenciação e notoriedade, sendo que a Google é, na opinião dos portugueses, a marca mais diferenciada, e também a mais conhecida. Em termos de diferenciação segue-se o ChatGPT e a marca CR7 do futebolista português Cristiano Ronaldo, enquanto MB Way e Whatsapp seguem-se como outras das marcas mais conhecidas.
A autenticidade é um dos atributos mais valorizados pelos consumidores portugueses, destacando-se a Super Bock como a mais autêntica, seguindo-se a Coca-Cola, a Alentejo e Açores, e a Lego.
A inovação é outro fator crítico na equação do sucesso. O estudo destaca as marcas que lideram neste campo, sendo que o ChatGPT é a marca percecionada como mais inovadora, seguindo-se a MB Way, Google, Apple, Tesla, Samsung Galaxy S, Netflix, IKEA, Samsung e Whatsapp.
O BAV Portugal 2024-2025 oferece um retrato detalhado do posicionamento das marcas no mercado português.
Para se destacarem, as marcas devem equilibrar diferenciação e notoriedade, apostar na autenticidade e na inovação e, acima de tudo, construir uma influência real e duradoura. Num mundo onde os consumidores são cada vez mais exigentes e atentos, ser apenas conhecido já não é suficiente – é essencial ser relevante.
O BAV Portugal 2024-2025 analisou 999 marcas em 129 categorias, baseando-se na perceção de mais de 12.000 consumidores. A sua metodologia quantitativa e neutra em termos de media permite uma leitura abrangente e imparcial do mercado, avaliando tanto os concorrentes diretos como os chamados “concorrentes culturais” – marcas que competem pela atenção e lealdade dos consumidores.