Portugueses consideram ter internet em casa tão importante como água ou electricidade
A devolo, empresa alemã especializada em soluções de rede, elaborou um estudo sobre a utilização do Wi-Fi em Portugal, e revela que para quase 100% dos inquiridos a internet é um serviço essencial a ter em casa, ao mesmo nível da água e da electricidade.
Porém, mais de 90% dos portugueses tem problemas com a sua ligação wi-fi pelo menos de vez em quando e mais de metade não sabe qual é a origem. Isto é especialmente grave com o aumento da popularidade do teletrabalho, que provavelmente é a razão de quase metade dos inquiridos considerar o período entre as 13h e as 21h como aquele em que é mais essencial ter uma ligação wi-fi estável.
No que toca às actividades afectadas por problemas de wi-fi, as mais comuns são navegar na Internet, com mais de metade dos portugueses a reportar queixas, streaming de vídeo, videochamadas e videoconferências, e download e upload de ficheiros, com mais de um quarto dos inquiridos a reportar queixas em cada uma destas actividades.
A solução mais comum que os portugueses usam para tentar resolver problemas de wi-fi são os repetidores, com mais de 40% dos utilizadores a reportar usar estes dispositivos. A segunda solução mais popular é o powerline, mas está muito distante do primeiro lugar, com pouco mais de 16% dos inquiridos a escolher esta opção.
Em relação ao que os utilizadores consideram importante numa solução para problemas de wi-fi, quase 70% apontou para estabilidade de ligação, mais de 60% para a capacidade de expandir um sistema wi-fi existente e mais de metade para velocidade de ligação. Menos de metade dos inquiridos indicou o preço como um factor importante.