Portugueses confiam mais no passa-palavra

Nove em cada 10 portugueses preferem a recomendação de amigos e familiares a anúncios publicitários. O relatório “Trust in Advertising” da Nielsen parte das respostas de mais de 30 mil consumidores de 60 países para perceber como anda a confiança na publicidade e o resultado mostra que os meios tradicionais ainda são os preferidos.

No entanto, apesar do passa-palavra ainda ser o meio que transmite mais credibilidade para os consumidores, o estudo revela que 70% dos inquiridos em Portugal confia na informação recolhida nas páginas web das marcas. Assim, ainda que a experiência pessoal e próxima se sobreponha à informação disponibilizada pelas próprias marcas, os consumidores também confiam largamente nos conteúdos oferecidos pelas próprias marcas.

O “Trust in Advertising” avança ainda que “com respeito a outras formas tradicionais de chegar ao público”, a melhor é o spot televisivo. Neste caso, seis em cada 10 portugueses confiam nos anúncios. Quanto à publicidade mobile, 70% dos inquiridos não confia nos anúncios que recebe através dos tablets e smartphones. “Desta forma, atesta-se que os formatos publicitários tradicionais são os que inspiram mais confiança aos consumidores portugueses em detrimento dos digitais”, conclui a Nielsen.

Para além do formato, há que ter em atenção o conteúdo. O relatório revela que 55% dos portugueses reage mais a anúncios que representem situações reais do dia-a-dia e que 53% dá mais atenção a anúncios com tom humorístico. Contrariamente ao que seria de esperar, as figuras públicas não são um bom investimento, já que apenas 7% dos inquiridos recorda anúncios que tenham sido protagonizados por uma celebridade.

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