Portugueses começam a voltar ao cinema mas o pré-pandemia ainda está longe
Mais de 275 mil espectadores passaram pelas salas de cinema portuguesas no passado mês de Agosto. Embora se trate de um aumento significativo em relação aos cerca de 78 mil registados em Julho, verifica-se uma quebra de 85,5% face ao mesmo período do ano passado.
Os números são apresentados pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), segundo o qual a receita bruta também apresenta ligeiras melhorias. De aproximadamente 383 mil euros em Julho, passou para 1,5 milhões de euros em Agosto. Em relação ao mesmo mês de 2019, porém, o recuo é de 85%.
Quanto aos filmes mais vistos, “Bem-vindos a África” leva a taça de película mais popular do mês de Agosto: 50.450 espectadores deslocaram-se ao cinema para assistir a este filme francês. Seguem-se “Tenet”, “Scooby!”, “Bora Lá” e, ainda, “O Segredo: Atreve-te a Sonhar”.
No âmbito da distribuição cinematográfica, o ICA realça que se mantém uma concentração de mercado em duas empresas: NOS Lusomundo Audiovisuais e Big Picture 2 Films. Juntas, representam 79,8% da quota de mercado em termos de espectadores.
No que toca a exibição cinematográfica, há quatro principais empresas, designadamente NOS, UCI, Cineplace e NLC, que respondem por 90,5% do mercado nacional.