Portugueses acompanham em média 22 marcas nas redes sociais
Em Portugal, 54,1% dos utilizadores de redes sociais é fã ou segue marcas e empresas nas redes sociais. Destes, 48,3% visita diariamente estas páginas, seguindo de perto as novidades anunciadas e as publicações partilhadas.
De acordo com o estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais 2019” da Marktest, os seguidores de marca acompanham, em média, 17 empresas, 22 marcas e oito grupos de interesse nas suas redes – incluindo Facebook, Instagram e Twitter. As marcas mais citadas pelos inquiridos são Continente, Nike e Meo.
Questionados sobre os motivos que os levam a seguir ou ser fã de uma marca nas redes sociais, os portugueses inquiridos apontam o facto de gostarem da insígnia e o desejo de estarem informados ou actualizados. Há até quem visite estas páginas entre duas e três vezes por semana nesse sentido (22,7%).
O mesmo estudo indica que seguir figuras públicas também é um hábito dos portugueses: 47,2% dos utilizadores de redes sociais diz fazê-lo. Cristiano Ronaldo, Cristina Ferreira e Rita Pereira são os mais seguidos, à frente de Nuno Markl e Manuel Luís Goucha.