Portugueses acedem cada vez mais cedo às redes sociais: entre as 7h e as 9h da manhã é a altura preferida

Grande parte dos portugueses (95,2%) consulta as redes sociais pelo menos uma vez por dia e 85,3% várias vezes num dia. Contudo, um estudo da Marktest revela que há uma nova tendência que está a emergir e que se reflecte na forma como se gere a relação com estas plataformas: as pessoas ligam-se às redes sociais cada vez mais cedo.

A conclusão resulta da análise aos dados recolhidos pela edição de 2023 do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, produzido anualmente pela Marktest, e que revela que 75,4% dos utilizadores de redes sociais em Portugal liga-se a estas redes logo na faixa horária entre as 7h e as 9h da manhã.

O hábito aumento significativamente em relação a 2022, quando 48,5% dos utilizadores de redes sociais admitia ligar-se tão cedo a estas plataformas. O que significa que este comportamento madrugador apresentou um crescimento de quase 27 pontos percentuais em apenas um ano. É o maior crescimento registado na análise ao uso de redes sociais por faixas horárias.

Os dados globais desta análise no estudo da Marktest revelam que, face ao ano anterior, o hábito de acesso cresce em quase todas as faixas horárias, com excepção do período entre as 22h e as 24h (redução de cerca de 6 pontos percentuais, para 67%). E o horário preferido continua a ser entre as 20h e as 22h, utilizado por mais de 88% dos portugueses com perfil em redes sociais para consultarem os seus ‘murais’.

Quanto ao tempo despendido com redes sociais ao longo do dia, o tempo médio por utilizador situou-se em 2023 nos 95 minutos (mais de uma hora e meia por dia), ultrapassando as duas horas e meia diárias (153 minutos) nas camadas mais jovens da população.

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