Portugal tem um novo distribuidor de bebidas: Vinalda e Icon Key anunciam fusão

A Vinalda e a Icon Key vão tornar-se uma só empresa, criando um novo operador no mercado de bebidas em Portugal. De acordo com a Vinalda, o negócio permite-lhe regressar às origens, unindo-se a uma companhia jovem e irreverente especializada em bebidas espirituosas e cervejas artesanais portuguesas.

A Icon Key representa e distribui o Sharish Gin do Alentejo, a Ginja d’Óbidos Mariquinhas, o Rum da Madeira William Hinton, o Medronho Alentejano MAD, a cerveja artesanal Maldita de Aveiro e, ainda, a Aguardente Vínica da Lourinhã Louriana XO, entre outros. Já a Vinalda, a mais antiga distribuidora nacional de bebidas, conta com marcas como Cabriz, Marquês de Marialva, Casa de Santar, Quinta da Alorna, Palácio da Brejoeira e Quinta do Monte d’Oiro no portefólio.

A fusão das duas empresas implicará a integração das equipas, passando a Vinalda a distribuir todas as marcas já a partir do dia 1 de Novembro.

«Reconhecemos na Icon Key o mesmo ADN, cultura e capacidade, demonstrados pelo excelente trabalho ao longo dos seus seis anos de existência, na criação de marcas líderes nas suas categorias», afirma José Espírito Santo, explicando a decisão de unir os negócios.

De acordo com o responsável, a fusão «conduz a Vinalda ao regresso às suas origens, a distribuição de espirituosas e cervejas, desta vez com um cunho marcadamente português e de alto potencial nas regiões nacionais turísticas e nos mercados internacionais».

Já Daniel Correia, CEO da Icon Key, sublinha como as empresas estão perante o início de uma nova etapa importante na afirmação da estratégia. Garante que o portefólio de ambas é 100% compatível e que as sinergias que nascem da fusão criam «uma alavanca crítica para a ambição de crescimento, no mercado nacional e, em particular, nos mercados internacionais».

Bruno Amaral, CCO da Icon Key, aponta ainda para a importância da fusão em termos de desenvolvimento de um catálogo completo de vinhos, espirituosas, cervejas e águas, «de forma integrada e complementar, visando a excelência na execução comercial nos canais de distribuição locais de Off Trade e On Trade».

Artigos relacionados