Portugal ao quadrado quer agregar marcas portuguesas

portugal-finalA maior empena publicitária do país, situada em Lisboa, no cruzamento da Avenida da República com a Avenida de Berna foi a escolhida para ser a face mais visível do projecto Portugal2, que pretende potenciar o valor das marcas portuguesas e democratizar o acesso à publicidade. Além disso, segundo João Gonçalo Cunha, promotor do projecto, o Portugal2 pretende promover o orgulho na que é português, aumentar a visibilidade internacional mostrando que a classe empresarial tem talento, e potenciar novas iniciativas empresariais.

A empena, num total de 1.500 m2, correspondentes a 1.500 espaços publicitários de 1m2, será ocupada por marcas portuguesas, podendo cada uma delas adquirir no mínimo 1m2 e no máximo até 30 m2, num investimento de 60€ m2/mês. O projecto terá a duração de um ano, o que representará um valor de 720€ m2/mês.

Depois de pagos os custos inerentes ao projecto, as mais-valias do investimento que as marcas fizerem, que João Gonçalo Cunha estima que possa atingir até 400 mil euros, serão um veículo de apoio a empresas start up portuguesas.

Apesar de só hoje ter sido formalmente apresentado os responsáveis do projecto começaram já os esforços comerciais tendo sido reservados 300 m2, correspondendo a cerca de 20 empresas. O objectivo da organização é que a tela seja revelada na semana do 10 de Junho – quando se comemora o Dia de Portugal. Para isso será necessário que o espaço esteja todo comprado. Caso essa situação não se verifique a organização compromete-se (contratualmente) a devolver o investimento a todas as marcas.

O Portugal2 conta com a Câmara Municipal de Lisboa, a Investlisboa e a Associação Empresarial de Portugal (Programa: Compro o que é nosso) como parceiros.

Além da tela publicitária haverá aquilo a que os organizadores chamam de multiplicadores do Portugal2. Haverá uma rede de 18 ecrãs digitais exteriores de grande formato (7.920 anúncios diários), um showroom (que funcionará no prédio da empena e que contará com um écran táctil interactivo), a empena virtual (a homepage será a própria empena com visualização diurna e nocturna, onde cada marca terá a sua própria página) e móvel (aplicação para smartphones e telemóveis), redes sociais (plataforma para anunciar novidades e passatempos), selo de potenciação (selo “MARCA ELEVADA POR: PORTUGAL2” que as marcas poderão utilizar nos seus produtos e serviços como certificação de qualidade e empreendedorismo), e roadshows AICEP e IAPMEI (com um filme promocional que dará a conhecer as marcas portuguesas a diferentes públicos). O projecto encerrará com uma conferência dedicada às marcas portuguesas, com oradores especialistas e representantes das marcas participantes no Portugal2.

Once Upon a Brand, Cunha Vaz & Associados, Mediagate, View Isobar e Instore TV são as marcas de origem portuguesa que nas diferentes áreas estão a apoiar o projecto em termos de estratégia e comunicação.

Artigos relacionados