Polo: Visão além-fronteiras
Com vontade de mostrar que a indústria portuguesa podia contribuir muito para o crescimento deste mercado, a POLO preocupou-se em conquistar um lugar de relevância no país e além-fronteiras, com uma visão no lugar onde deve estar – no centro de tudo.
No meio dos muitos marcos da sua história, foi logo nos anos 80 que a POLO conquistou a chancela de líder europeia no fabrico de lentes minerais de vidro. Em 2013 inaugurou o primeiro laboratório que lançou, em Portugal, o tratamento Blue Safe (que protege da radiação UV-azul nociva) e o desenvolvimento das lentes fotocromáticas Adaptations. Já em 2018, apresentou o novo tratamento SAFIRAuv, que duplica a resistência ao risco e clareza na visão – inovação mundial usando o segundo minério mais resistente no mundo a seguir ao diamante: corindon-safira. Ainda no mesmo ano foi incorporada a nova tecnologia Vision Protect na matéria da própria lente, permitindo o bloqueio dos raios azuis nocivos em actividades exteriores e interiores. Em 2019 foram lançadas as linhas POLOHEALTH e POLOPRO, que se juntam às linhas anteriores, categorizando as lentes por funcionalidades.
Um dos marcos mais recentes foi a renovação da marca POLO, apresentando uma nova imagem e um propósito mais claro na cabeça dos clientes. O objectivo era afirmar a marca com mais força e com a certeza de que o mais importante é “a confiança que se vê”.
Com mais de 23 países como clientes e sendo o único produtor de lentes bifocais da Europa, a POLO conquistou um lugar de destaque como um dos principais exportadores de lentes oftálmicas do nosso país. As décadas de experiência no sector permitem à marca continuar a produzir e disponibilizar soluções oftálmicas com a melhor qualidade e sofisticação.
Tendo como base todo o património construído e uma longa relação de confiança com os clientes, a POLO considera fundamental continuar a investir na procura de respostas às patologias que aparecem, assim como investir continuamente em novas tecnologias. O objectivo é oferecer uma melhor qualidade óptica com produtos e soluções de confiança, nomeadamente a possibilidade de serem desenhados à medida de cada um.
Face a outras empresas do mesmo sector, a POLO está equipada com tecnologia Freeform de última geração e possui ainda diversas tecnologias que aumentam o valor do serviço ao cliente. Além disso, é o único produtor de lentes bifocais da Europa, com produção 100% portuguesa. Também as lentes POLOHEALTH DIABETIC foram desenvolvidas exclusivamente, em Portugal, pela POLO. Estas lentes destinam-se a diabéticos ou pré-diabéticos (que em Portugal representam mais de um milhão de pessoas) que usem lentes monofocais ou progressivas. Com esta lente, os clientes não precisam mudar ou retirar os seus óculos quando os valores de glicemia se alterarem, ajudando ainda a identificar os picos de glicemia e oferecendo um maior conforto visual e nitidez da visão.
Ainda do ponto de vista do desenvolvimento e inovação, a POLO mantém várias parcerias para encontrar novas soluções. Destaca-se a parceria com a UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com quem a marca trabalha desde 2013 para o desenvolvimento de diversos projectos inovadores, como foi o caso das lentes fotocromáticas Adaptations, exclusivas da POLO, com a tecnologia que permite aclarar ou escurecer as lentes conforme a intensidade da luz.
PORTUGALIDADE
A POLO afirma que tem ajudado a colocar o nome de Portugal no mapa do mercado óptico e mais do que isso, que contribui para o crescimento e desenvolvimento de Vila Real – onde se encontra a sua fábrica e sede da empresa.
De acordo com fonte da empresa, «durante mais de 50 anos, mantemos uma boa taxa de empregabilidade no interior do país e na melhoria das condições de vida das pessoas. São elas que compõem a história da empresa e que são as grandes protagonistas dos sucessos que a POLO tem alcançado».
A fábrica da POLO em Vila Real pode ser visitada pelas ópticas parceiras, ou mesmo por grupos de pessoas que tenham interesse na área. Estas visitas têm por objectivo dar a conhecer todos os passos na produção das lentes e algumas curiosidades.
Por outro lado, a estratégia de 2023/2024 passa por reforçar esta mensagem através de campanhas e acções de marketing. «As distinções que vamos recebendo confirmam que estamos no caminho certo, das quais destacamos o estatuto de PME Líder que mantemos ao longo dos anos e que reforça o sucesso da nossa estratégia empresarial. Importa, ainda, destacar a entrega do Diploma de Mérito do Rotary Club de Vila Real atribuído pelo apoio à comunidade através da criação de emprego, desenvolvimento tecnológico e pela divulgação da região em todo o mundo e o primeiro lugar, a nível regional e nacional, recebido pela lente POLOHEALTH DIABETIC no concurso realizado pelo Nervir – Associação Empresarial de Vila Real, o 4INOVA», afirma fonte da empresa.
Neste momento, os mercados internacionais já têm um peso de 37% no negócio da POLO, que congrega mais de 23 países como clientes. Apesar de já ser um dos principais exportadores de lentes oftálmicas, a empresa considera fundamental manter uma estratégia de expansão concertada com os objectivos gerais.
É por isso que, para o ano 2023, a POLO identificou três grandes objectivos: fortalecer e expandir as parcerias com empresas distribuidoras de lentes oftálmicas no mercado africano; reforçar e aumentar a relação de proximidade e confiança para o desenvolvimento de parcerias com grupos ópticos, nos principais mercados europeus; e, por último, expandir a comunicação do value for money da oferta da POLO para mercados internacionais.
INOVAÇÃO
A inovação é um factor de extrema importância no sector óptico. O desenvolvimento da tecnologia é chave na evolução da qualidade dos produtos e soluções, disponibilizando ao consumidor final um maior leque de opções que o ajudam a corrigir ligeiras patologias ou a evitar o desenvolvimento de problemas mais graves.
A busca por tecnologias pioneiras no sector óptico continua a ser um dos pilares mais importantes para a POLO: «Além de ser algo valorizado por quem compra, a tecnologia é essencial para os nossos clientes directos, as ópticas, conseguirem oferecer soluções que permitem fazer toda a diferença no dia-a-dia dos seus utilizadores.»
Outros factores importantes são o da evolução da humanidade e a nova era digital. Estes dois pontos têm sido responsáveis pelo aparecimento de novos problemas oculares que precisam de correcção e ajustes em tempo recorde.
Dentro da POLO, algumas lentes oftálmicas já foram desenhadas com o objectivo de corrigir potenciais anomalias e proteger os olhos das agressões exteriores. «São os casos da POLOVISION PROTECT uv++, que protege contra os raios da luz azul, a ADAPTATIONS 2.0, com uma técnica exclusiva que permite aclarar ou escurecer as lentes conforme a intensidade da luz, e o POLOSAFIRAuv 2.0, que aumenta a resistência das lentes. Destacamos ainda as nossas lentes HIGHPOWER, que foram desenvolvidas para dar resposta a grandes ametropias e as POLOHEALTH DIABETIC, desenvolvidas para proporcionar maior conforto visual e ajudar a identificar os picos de glicemia », afirma fonte da empresa.
Para 2023, a marca está a apostar principalmente na continuidade. «Estaremos focados em trabalhar a confiança e proximidade tanto para novos clientes como para os actuais, desenvolvendo acções de marketing que permitirão trabalhar a notoriedade da marca, aumentar o conhecimento sobre as nossas lentes, implementar parcerias estratégicas entre a POLO e outras entidades de referência e posicionar a marca enquanto especialista nas temáticas relacionadas com a visão.»
A marca acrescenta que «vivemos as dificuldades e as batalhas constantes das empresas portuguesas na gestão diária do negócio, principalmente pelo aumento da inf lação, mas continuaremos firmes a investir na qualidade da produção portuguesa. Só assim podemos continuar a trabalhar a relevância e a colmatar necessidades da população. A aposta em soluções inovadoras será um dos pontos fortes de 2023, pelo lançamento de um produto e de um serviço que enriquecerão o nosso portefólio».
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Empresas 100% Portuguesas”, publicado na edição de Abril (n.º 321) da Marketeer.