Pode um CEO ser um influenciador no TikTok?

Por Ana Barros, CEO da Martech Digital

Vivemos um momento de transição sem precedentes no marketing B2B. A velocidade com que as mudanças tecnológicas acontecem, as expectativas crescentes dos clientes e as exigências de um mercado global, desafiam-nos a repensar estratégias, questionar modelos tradicionais e adotar novas abordagens. Em 2025, acredito que o marketing B2B será moldado pela capacidade de integrar inovação tecnológica com uma abordagem mais humana e autêntica.

Tenho observado em eventos fora e dentro de Portugal as tendências que vão impactar o mercado de Marketing B2B. E, na minha opinião estas mudanças não são meras previsões, mas sinais claros de que as empresas precisam de se adaptar ainda mais rapidamente para se manterem relevantes no mercado. Entre as várias trends que observei, houve cinco que me chamaram a atenção e que acredito que podem marcar as estratégias de marketing ao longo deste ano.

Não sendo uma novidade, o modelo Go-to-Market, por exemplo, está a sofrer uma evolução significativa. Não basta mais alinhar equipas de vendas e marketing; é crucial colocar o cliente no centro de toda a estratégia. O framework Winning by Design estabelece cinco etapas fundamentais: descoberta, adaptação, aquisição, retenção e expansão. Ora para quem trabalha no B2B, este modelo não é propriamente uma novidade. Os meus mais de 20 anos neste mercado B2B, têm-me provado e demonstrado que as estratégias de marketing são claramente ciclos infinitos, pois estamos a falar de um ecossistema que cresce de forma sustentável, onde as empresas precisam de dar prioridade à retenção de clientes, reconhecendo o valor que é possuir relações a longo prazo. Reter clientes satisfeitos é tão importante quanto conquistar novos clientes. Afinal, um cliente fidelizado não só contribui para receitas, como atua como um promotor natural da marca.

Outra das tendências que pude observar que está a ganhar relevância além-fronteiras, e que surpreende muitos no universo B2B, é o TikTok e o conceito shoppertainment. A rede social TikTok, que até há pouco tempo era associada a desafios e danças virais, atualmente tem-se tornado uma ferramenta poderosa para empresas que procuram atrair e converter audiências através de conteúdos criativos em formato de vídeo. Afinal, o papel dos CEOs também está a transformar-se. Hoje os CEOs não são apenas gestores estratégicos, mas também influenciadores ou líderes de opinião nas suas áreas de atuação e que podem usar a sua autenticidade para humanizar as marcas e construir relações de confiança com os atuais e futuros clientes. E com isso, surge o conceito shoppertainment, que combina entretenimento e comércio, sendo uma grande oportunidade para educar e captar clientes.

No que diz respeito ao domínio do e-commerce, o B2B está a avançar para além das simples transações comerciais de compra e venda.  As plataformas de e-commerce tornaram-se ecossistemas completos, onde fornecedores, distribuidores e clientes conectam-se para criar valor. O marketing, nesse contexto, funciona como um maestro, orquestrando interações e garantindo que todos os envolvidos na cadeia de valor beneficiem das sinergias criadas, para além de ter acesso a dados e conseguir assim direcionar campanhas mais assertivas.

Há também um fenómeno que nós como utilizadores temos vindo a deparar-nos. Estamos a assistir à ascensão do Zero Click Marketing, uma abordagem que redefine a visibilidade online. Com os motores de pesquisa a apresentarem cada vez mais respostas diretas, é crucial que as empresas otimizem os seus conteúdos para garantir que continuam a ser entendidas como autoridades nas suas áreas de atuação, mesmo sem dependerem de cliques. Acredito que para as empresas, esta é uma oportunidade de reforçar a sua credibilidade e de garantir que permanecem no top of mind dos seus clientes. Ora lá estão novamente as estratégias de marketing de conteúdo com o SEO a trabalhar e que neste mercado B2B, são tão importantes.

Por fim, com certeza a sustentabilidade e a responsabilidade social já não são opcionais, tornaram-se uma exigência. O congresso de marketing da APPM, apresentou um estudo como sendo as práticas de ESG (ambiental, social e governança), uma das prioridades das empresas europeias. Ajudam claramente na construção de reputação e na conquista da confiança de parceiros e clientes. Contudo, não basta parecer sustentável, é necessário ser genuíno e mostrar na prática aquilo que defendemos como identidade da marca. Não basta dizer, há que fazê-lo. A transparência das marcas tornou-se essencial e as empresas que investirem numa abordagem autêntica, estarão mais bem posicionadas para liderar o mercado.

Além de todas as transformações, é visível que o marketing B2B de 2025 será desafiador, mas quem se adaptar poderá criar grandes oportunidades de negócio. A chave será a combinação de tecnologia e humanização, estes dois elementos podem ser a solução para garantir o sucesso nas transações comerciais do B2B.

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