Plano para ultrapassar crise de valores
Por Tiago Barquinha, CEO Mojobrands
Actualmente, atravessamos uma crise de valores, em que muitas pequenas e grandes empresas colocam nos seus princípios corporativos valores que não são éticos, nem morais. Esta crise de valores nas empresas reflecte-se na sociedade e, por isso, é essencial saber definir quais os valores certos para nortearem a conduta das organizações, como forma de inspirar, também, a nossa sociedade.
Os valores de uma instituição devem servir de guia para o comportamento das pessoas que trabalham numa dada organização e para a sua conduta em sociedade. Por isso, quem lidera pequenas ou grandes empresas deve assumir a definição de uma filosofia empresarial e construir os pilares da sua cultura interna.
Adoptar os valores certos e adequados para a sua empresa, tem um efeito directo em certas aptidões da organização, nomeadamente na capacidade de orientar os colaboradores rumo aos seus objectivos pessoais e empresariais; fortalecer a cultura interna; comprometer a empresa (funcionários e clientes); aumentar a credibilidade e a confiança; e promover a união e a coerência interna.
O primeiro passo para determinar os valores de uma empresa é definir quais os seus princípios éticos e profissionais, ou seja, quais os ideais que uma entidade acredita deverem servir de base de todas as suas acções e comportamentos quer internamente, quer externamente.
Num primeiro momento, estes valores ajudam a destrinçar uma boa, de uma má atitude. Além disso, estes devem ser princípios duradouros e transversais, com os quais as empresas e os seus colaboradores se identificam e se devem comprometer.
São muitos os valores possíveis que uma empresa pode adoptar. Saber escolher aquelas que mais se adequam é fundamental, mas antes podemos partilhar alguns desses princípios que podem ser considerados basilares para muitas organizações.
Lista de 40 valores possíveis de uma empresa
1. Honestidade.
2.Tolerância.
3.Liberdade.
4.Compaixão.
5.Igualdade.
6.Compreensão.
7.Disciplina.
8.Paciência.
9.Prudência.
10.Gratidão.
11.Abnegação.
12.Respeito.
13.Responsabilidade.
14.Lealdade.
15.Harmonia.
16.Ambição.
17.Altruísmo.
18.Confiança.
19.Coragem.
20.Valentia.
21.Modéstia.
22.Perseverança.
23.Solidariedade.
24.Vontade.
25.Autocontrolo.
26.Superação.
27.Laboriosidade.
28.Magnanimidade.
29.Objectividade.
30.Pontualidade.
31.Aprendizagem.
32.Fidelidade.
33.Generosidade.
34.Honra.
35.Sinceridade.
36.Força.
37.Discernimento.
38.Empatia.
39.Cortesia.
40.Colaboração.
Antes de determinar os valores da sua empresa, há algumas questões a que deve responder, nomeadamente: Em que acredita, como empresa? Se a sua empresa fosse uma pessoa, como a definiria? O que é mais importante no dia a dia da sua empresa? Quais os comportamentos que considera adequados e quais não aprova na sua organização?
De uma forma geral, podemos afirmar que o número ideal de valores de uma empresa deve rondar os 5, havendo organizações que optam por ter um pouco menos ou um pouco mais. Essencial é que haja uma identificação com os valores seleccionados e que estes sejam espelhados em toda a comunicação quer interna, quer externa da empresa.
É muito importante que os valores definidos para a empresa passem da teoria para a prática e que sejam interiorizados por quem trabalha na instituição. Para isso, é essencial que esses valores sejam transmitidos aos colaboradores no momento da sua contratação, mas também aos colaboradores mais antigos.
Depois de estarem definidos, estes valores devem ser dados a conhecer aos membros de uma empresa e, também, aos seus clientes. É fundamental que a postura de todos os colaboradores espelhe estes ideais.
Todos os valores de uma empresa devem ser considerados em cada projecto, iniciativa ou processo. Para isso, todos os princípios devem estar incluídos na política interna da instituição e devem nortear comportamentos e decisões.
Para terminar, é ainda basilar que o gestor ou líder da organização seja o primeiro a concretizar os valores que defende para a sua empresa, de modo a que se assuma como um exemplo da conduta a adoptar pelos demais colaboradores.